4 DICAS DE MEMORIZAÇÃO

4 DICAS PARA MEMORIZAÇÃO

4 dicas de memorização

 

 

 

. Você, estudante ou concurseiro que passa horas estudando em um único dia já teve a impressão de ter esquecido parte daquilo que estudou no dia seguinte? Aquela queda no desempenho?. É bem provável que a resposta seja sim. Qual concurseiro passou o dia estudando aquela fórmula de matemática e, entretanto teve aquela sensação de esquecimento horas depois?. Enfim, isso é bastante comum nos estudos com os concurseiros. Pois fique tranquilo, é possível melhorar a sua memória e ter um melhor desempenho nos estudos.

 

CURVA DO ESQUECIMENTO

. No entanto, antes de entrar nas dicas, você conhece a curva do esquecimento?. Um estudioso chamado Hermann Ebbinghaus, primeiro autor na psicologia a desenvolver teses de inteligência, desenvolveu a seguinte tese: O cérebro humano começa a esquecer do conteúdo assim que para de estudar. Assim, basta apenas algumas horas para que você esqueça grande parte da matéria estudada. E assim, vá esquecendo o restante de forma gradativa após alguns dias, semanas e meses. Isso quer dizer que você esquece muita coisa logo após os estudos. Entretanto, ao longo dos dias seguintes vá esquecendo mais ainda só que de forma mais lenta.

curva do esquecimento

ANOTE-AS E COLOQUE EM PRÁTICA!!

1) FAZER REVISÕES

. Tem bastante concurseiro por aí que acha que os estudos se resume em estudar, estudar e estudar. E acabam não dando importância as necessárias revisões. Entretanto, sem revisão você já sabe o que acontece: curva do esquecimento. Por isso é muito importante fazer revisões. REVISAR É O MELHOR MÉTODO CONTRA A CURVA DO ESQUECIMENTO.O ideal é que você revise o conteúdo estudado 24h depois, ou seja, no dia seguinte além da outra matéria, separe 1 horinha para revisar o conteúdo estudado no dia anterior. Encaixe em seu cronograma de estudos as revisões da melhor maneira possível, coloque pelo menos 1 hora por dia para revisar um conteúdo já estudado anteriormente todos os dias e assim dificilmente esquecerá.

 

2) TÉCNICA DE EXPLICAÇÃO

. Um método comprovadamente eficaz é a técnica de explicação. Experimente explicar a matéria que aprendeu para um outro parceiro de estudo, um amigo ou até mesmo fale sozinho, na frente do espelho ou onde se sentir confortável. Fale como estivesse ensinando a matéria a alguém e disserte todo o conteúdo e suas respectivas fórmulas. Albert Einstein dizia: se você não sabe explicar o conteúdo para alguém, no mínimo você também não sabe o suficiente. Contudo, procure sempre explicar a outra pessoa ou até a você mesmo. Ajuda muito na memorização e manter o desempenho.

 

3) RESUMOS

. Faça resumos em blocos de notas, fichas, papel pequeno e outros afins. Faça resumos a fim de facilitar as suas revisões colocando em suas fichas a parte central do conteúdo, a parte mais importante. Um erro cometido por muitos concurseiros é achar que revisar é só estudar novamente a matéria, quando não é somente isso. Coloque palavras chaves, de seu entendimento, que você se recorde com facilidade nos seus resumos e lhe ajudará na memorização da matéria e não cair no esquecimento.

 

4) RESOLVA EXERCÍCIOS

. É de suma importância resolver milhares de exercícios da matéria que está estudando. Somente ler e entender a parte teórica do conteúdo não adianta de nada. Estudos comprovam que assimilamos mais a matéria quando resolvemos exercícios. Portanto, resolva bastantes exercícios e encaixe nas suas revisões.

. Enfim, essas foram algumas dicas de memorização para você concurseiro não dar mole e deixar-se levar caindo na curva do esquecimento esquecendo todo aquele conteúdo que foi estudado. Coloque-os em prática e estudará com mais desempenho. Até a próxima!.

38665_resize_620_380_true_false_null

Que tal estudar matemática para a ESA junto comigo? Conheça meu curso online de matemática focado no seu edital! Acompanhamento de primeira e com um precinho super em conta.

 

Matemática Passo a Passo | Prof.Tiago Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *