
4 DICAS PARA MEMORIZAÇÃO

. Você, estudante ou concurseiro que passa horas estudando em um único dia já teve a impressão de ter esquecido parte daquilo que estudou no dia seguinte? Aquela queda no desempenho?. É bem provável que a resposta seja sim. Qual concurseiro passou o dia estudando aquela fórmula de matemática e, entretanto teve aquela sensação de esquecimento horas depois?. Enfim, isso é bastante comum nos estudos com os concurseiros. Pois fique tranquilo, é possível melhorar a sua memória e ter um melhor desempenho nos estudos.
CURVA DO ESQUECIMENTO
. No entanto, antes de entrar nas dicas, você conhece a curva do esquecimento?. Um estudioso chamado Hermann Ebbinghaus, primeiro autor na psicologia a desenvolver teses de inteligência, desenvolveu a seguinte tese: O cérebro humano começa a esquecer do conteúdo assim que para de estudar. Assim, basta apenas algumas horas para que você esqueça grande parte da matéria estudada. E assim, vá esquecendo o restante de forma gradativa após alguns dias, semanas e meses. Isso quer dizer que você esquece muita coisa logo após os estudos. Entretanto, ao longo dos dias seguintes vá esquecendo mais ainda só que de forma mais lenta.

ANOTE-AS E COLOQUE EM PRÁTICA!!
1) FAZER REVISÕES
. Tem bastante concurseiro por aí que acha que os estudos se resume em estudar, estudar e estudar. E acabam não dando importância as necessárias revisões. Entretanto, sem revisão você já sabe o que acontece: curva do esquecimento. Por isso é muito importante fazer revisões. REVISAR É O MELHOR MÉTODO CONTRA A CURVA DO ESQUECIMENTO.O ideal é que você revise o conteúdo estudado 24h depois, ou seja, no dia seguinte além da outra matéria, separe 1 horinha para revisar o conteúdo estudado no dia anterior. Encaixe em seu cronograma de estudos as revisões da melhor maneira possível, coloque pelo menos 1 hora por dia para revisar um conteúdo já estudado anteriormente todos os dias e assim dificilmente esquecerá.
2) TÉCNICA DE EXPLICAÇÃO
. Um método comprovadamente eficaz é a técnica de explicação. Experimente explicar a matéria que aprendeu para um outro parceiro de estudo, um amigo ou até mesmo fale sozinho, na frente do espelho ou onde se sentir confortável. Fale como estivesse ensinando a matéria a alguém e disserte todo o conteúdo e suas respectivas fórmulas. Albert Einstein dizia: se você não sabe explicar o conteúdo para alguém, no mínimo você também não sabe o suficiente. Contudo, procure sempre explicar a outra pessoa ou até a você mesmo. Ajuda muito na memorização e manter o desempenho.
3) RESUMOS
. Faça resumos em blocos de notas, fichas, papel pequeno e outros afins. Faça resumos a fim de facilitar as suas revisões colocando em suas fichas a parte central do conteúdo, a parte mais importante. Um erro cometido por muitos concurseiros é achar que revisar é só estudar novamente a matéria, quando não é somente isso. Coloque palavras chaves, de seu entendimento, que você se recorde com facilidade nos seus resumos e lhe ajudará na memorização da matéria e não cair no esquecimento.
4) RESOLVA EXERCÍCIOS
. É de suma importância resolver milhares de exercícios da matéria que está estudando. Somente ler e entender a parte teórica do conteúdo não adianta de nada. Estudos comprovam que assimilamos mais a matéria quando resolvemos exercícios. Portanto, resolva bastantes exercícios e encaixe nas suas revisões.
. Enfim, essas foram algumas dicas de memorização para você concurseiro não dar mole e deixar-se levar caindo na curva do esquecimento esquecendo todo aquele conteúdo que foi estudado. Coloque-os em prática e estudará com mais desempenho. Até a próxima!.

Que tal estudar matemática para a ESA junto comigo? Conheça meu curso online de matemática focado no seu edital! Acompanhamento de primeira e com um precinho super em conta.
Matemática Passo a Passo | Prof.Tiago Machado
Deixe uma resposta