4 dicas para memorizar fórmulas

Perdido com tantas fórmulas para decorar? Cheias de letras e símbolos incompreensíveis?

Estudar para concursos públicos exige mais do que ter organização e materiais atualizados – é necessário criar uma estratégia para manter o conteúdo fresco na hora da prova. Sobretudo para as matérias de exatas, memorizar fórmulas é uma ação essencial para obter um bom desempenho.

Com as fórmulas não basta ler o conteúdo como você está acostumado, é preciso aplicar algumas técnicas para memorizar as mesmas. Veja algumas dicas:

 

    1. Entenda as fórmulas

Pode parecer óbvio, mas para memorizar fórmulas é preciso entendê-las. O nosso cérebro associa melhor um conteúdo quando entende o porquê daquilo, o processo se torna mais racional dessa forma.

Por exemplo: a = F / m. Isso faz sentido, uma vez que se você exerce mais força no objeto, a velocidade dele irá aumentar de forma mais rápida. A massa é o denominador da fração. Uma vez que mais massa significa mais inércia, o objeto fica mais difícil de acelerar.

 

     2. Monte um bom formulário

Anote todas as fórmulas mais importantes exigidas naquela disciplina. Faça a mão, transcrever o conteúdo a mão já ajuda na fixação. Lembre-se de destacar as fórmulas que você possui mais dificuldade com caneta de cor diferente das outras ou com um marca-texto.

Leve esse formulário por onde for e dê sempre uma olhada, isso irá reativar a sua memória, fazendo com que não perca aquilo que aprendeu.

 

     3. Faça exercícios

As exatas normalmente são mais bem estudadas através da resolução de exercícios. Quanto mais você resolver exercícios e repetir a fórmula, melhor fixada ela ficará.

Busque resolver exercícios com o seu formulário do lado. Mas, antes de consultá-lo automaticamente, busque forçar a memória para se lembrar da fórmula necessária.

Com a prática a sua consulta ao formulário ficará menos recorrente, até que você perceberá que já memorizou o conteúdo.

 

     4. Revisar é a chave para o sucesso

A repetição é a chave para a memorização, por isso aproveite toda oportunidade para revisar seu formulário.

Além disso, não estude um conteúdo meses antes da sua prova e nunca mais o veja. É necessário voltar a fazer exercícios sobre aquela disciplina frequentemente.

A repetição pode fazer até com que na hora da prova você se lembre onde estava localizada a fórmula no seu formulário e a cor com que foi anotada.

 

Estudar do jeito certo para concursos pode ser a chave para a sua aprovação. Passar horas e horas estudando do jeito errado pode gerar o famoso branco na hora da prova. Por isso é importante se preparar com quem sabe o caminho certo para chegar lá.

Venha estudar com o Matemática Passo a Passo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *