5 DICAS PARA APRENDER MATEMÁTICA

5 DICAS PARA VOCÊ APRENDER MATEMÁTICA

cronograma de estudos

 

 

 

. Para muitos estudantes e concurseiros a matemática é um grande tabu. Pesquisas mostram que a matemática é a matéria em que os alunos apontam ter mais dificuldades, mas será que o problema é a matemática ou a forma como você a estuda? Será que você estuda matemática da forma correta? Vamos deixar listadas algumas dicas para melhorar seu desempenho e você perder de vez o medo dessa matéria e passar a ter um melhor desempenho e melhorar suas notas.

 

 

DICAS INICIAIS

1) NÃO DEIXE NENHUMA DÚVIDA PASSAR BATIDO

. Em hipótese alguma deixe uma dúvida passar. Se ela apareceu dentro de sala de aula, pergunte ao seu professor imediatamente ou assim que possível. Se não der naquele momento, anote a dúvida e pergunte em um momento oportuno. Mas não leve a dúvida para casa. Ignorar pequenas dificuldades pode trazer grandes problemas mais pra frente.

 

 2) NÃO ESQUEÇA DA MATEMÁTICA BÁSICA

. Se você não sabe multiplicar, mas está estudando equações é melhor rever esse conceito e estudar multiplicação primeiro. Os conteúdos da matemática são quase todos sequenciais, ou seja, para você aprender um determinado conteúdo você tem que dominar outro que vem antes dele. Na matemática é sempre necessário saber um conteúdo mais básico para poder partir para o mais avançado. Tendo em vista esse fator, programe-se para revisar a matemática básica.

 

3) NÃO FIQUE SOMENTE NA LEITURA

. Obviamente precisamos fazer uma boa leitura do conteúdo, mas, na matemática é mais importante ainda resolver exercícios. Ao praticar, colocamos em prática aquilo que aprendemos lendo e encontramos nossas respectivas dúvidas a respeito do conteúdo estudado e também das matérias básicas de matemática, praticar também ajuda em gravar fórmulas e relembrar partes da teoria que talvez nosso cérebro já esteja se esquecendo. Então pratique, mas pratique muito. Faça muitos exercícios.

dúvidas de matemática
matemática básica

DICAS FINAIS

4) ROTINA DE ESTUDOS E REVISÃO

. De nada adianta você resolver todos os exercícios de fração, por exemplo, do livro de matemática no início do ano e passar o resto do tempo sem tocar no livro e rever a matéria. Precisamos ter uma rotina de estudos onde encaixamos as revisões para que matérias já estudadas não caiam no esquecimento. A criação de uma rotina de estudo é algo pessoal, você encaixa os seus estudos de acordo com seus horários disponíveis na sua rotina. Mas como técnica de revisão é bem eficaz tirar uma hora antes de começar o estudo de determinada matéria para revisar outra já estudada. Refaça os exercícios cerca de 30 minutos 1 hora antes de começar a estudar, assim relembrará o conteúdo já estudado.

 

5) NÃO DESANIME

. Conquistas não veem sem muito esforço e determinação. Uma vez disse o grande escritor Thomas Edson que seu sucesso era devido a 99% de transpiração e 1% de inspiração. Ou seja, o sucesso é fruto de muita dedicação e vontade de vencer.

Lembre-se que grandes realizações demoramcerto tempo para serem alcançadas, nada é feito do dia para a noite. É necessário força e determinação para nos superarmos dia após dia e darmos o nosso melhor sempre. Então não desanime nunca, mantenha o foco nos estudos mesmo diante de grandes dificuldades, os desafios colocados em nosso caminho servem para glorificamos as nossas conquistas lá na frente e darmos valor aquilo que temos, pois só nós sabemos o quanto batalhamos para tal realização. Diante de grandes esforços sempre vem a recompensa.

calculando-areas-de-figuras-planas-e1471351205782

Você pode estudar junto comigo para diversos concursos militares, curso de matemática focado no seu edital, com acompanhamento pessoal e de primeira, visite o meu site! 

Matemática Passo a Passo | Prof.Tiago Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *