5 dicas para evitar o cansaço na hora do concurso

É bastante comum que depois de muito tempo praticando a mesma atividade tenhamos a sensação de que nosso cérebro travou e, a partir daí, não conseguimos mais produzir com a qualidade de antes. A concentração torna-se mais difícil e nos pegamos pensando em coisas alheias ao que estamos fazendo.

A explicação para isso está na queda do cortisol, hormônio responsável pelo enfrentamento de desafios no dia-a-dia e das situações de perigo, e da noradrenalina, neurotransmissor responsável pela sensação de motivação. As consequências mais imediatas são a perda de concentração, pensamento mais lento, desânimo e o cansaço.

Essa sensação também pode ocorrer durante a realização de uma prova de concurso. Afinal são horas a fio voltadas para a resolução de questões, adicionadas ao estresse do tempo limite para realização da prova.

Por isso daremos a seguir 5 dicas para ter o melhor desempenho possível na hora de sua prova:

 

5ª) Chocolate durante a prova

As provas de concurso são longas e cansativas, por isso é importante fazer uma pausa para recarregar as energias. Isso pode ser feito com uma barra de chocolate, biscoitos ou algum outro alimento leve de sua preferência.

 

4ª) Fazer pausas

As provas são grandes e os candidatos normalmente tem pressa para resolver as questões, mas é importante também parar um pouco durante a prova. Ir ao banheiro, respirar fundo, beber um pouco de água, movimentar o pescoço. Essa medidas melhoram a oxigenação cerebral e evitam a fadiga.

 

3ª) Uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono na véspera da prova é imprescindível para um bom desempenho na prova. Durma as 8h necessárias. Mas não é só a quantidade de sono que importa, é a qualidade. Devido a isso evite comidas pesadas antes de dormir, jogos e filmes violentos e outras atividades possam prejudicar na hora de relaxar. Se você é daqueles que ficam nervosos na véspera de algum evento importante, uma boa dica pode ser tomar um chá ou um suco de maracujá antes de dormir.

 

2ª) Não estude na véspera da prova

No dia anterior a prova o desgaste deve ser evitado. Tente focar o dia em atividades de lazer e descanso. Aprender novos assuntos na véspera da prova só te deixará mais apreensivo. Caso sinta a necessidade de estudar alguma coisa, opte por ler apenas resumos de conteúdos que já domine.

 

1ª) Positividade

Quando receber o caderno de questões, respire fundo e só comece a fazer efetivamente a prova quando estiver calmo e sentindo-se preparado para fazer aquele exame. Outro fator é pensar durante a prova que se está difícil e cansativo para você, está também para os demais candidatos. Tenha o tempo todo em mente que a vaga já é sua e que você irá fazer uma boa prova!

 

Ter todos os cuidados na véspera e durante a prova garante que você consiga usar tudo que aprendeu. Tudo isso, é claro, somado ao preparo certo para o concurso e um bom conhecimento adquirido ao longo da jornada de estudos, garantirão a sua aprovação na carreira dos sonhos.

VENHA SE PREPARAR COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *