5 DICAS PARA SE CONCENTRAR NA HORA DOS ESTUDOS

5 DICAS PARA SE CONCENTRAR NA HORA DOS ESTUDOS

5 DICAS PARA SE CONCENTRAR NA HORA DOS ESTUDOS

CONFIRA OS MAIORES CAUSADORES DA FALTA DE CONCENTRAÇÃO

. Muito concurseiros e estudantes sofrem com um problema que costuma ser bastante decorrente: A concentração. Logo, pesquisas estimam que cerca de 70% dos concurseiros e estudantes sofrem com esse problema. Portanto, as causas são diversas, porém em sua maioria das vezes, destacam-se dois fatores: rotina e organização. Portanto, em sua maioria das vezes o maior causador dessa dificuldade está atrelado à sua rotina, que por vezes pode ser exaustiva. Ou então, a sua falta de organização, que pode ser vista de diversas formas. Contudo, o pilar para a aprovação, seja em concurso ou vestibular, é conseguir concentrar-se para estudar.

. Sendo assim, vamos ver aqui algumas dicas que vão fazer a diferença quando você for sentar para estudar.

VAMOS ÀS DICAS!

. Respeite o seu tempo

. Todos nós temos um período em que desembolsamos uma maior produtividade. Portanto, alguns tem um maior rendimento estudando de manhã, outros à tarde, à noite. Isso é pessoal. Contudo, você deve achar o seu horário de maior produtividade e trabalhar em cima dele. Então, caso tenha disponibilidade, experimente oscilar as horas de estudos. Pegue uma semana e estude cada dia em um horário, assim você saberá em que período você se encaixa melhor. E então, quando se sentir cansado, procrastinando, faça pequenas pausas e volte.

 

. Não tente estudar exausto

. Concentração e cansaço são dois antônimos, digamos assim. Pois, as mesmas não combinam. Não tem como manter a concentração estando cansado, exausto. Então, evite estudar nessas situações, pois não será produtivo para os seus estudos. Conforme se deparar com esse tipo de situação, o melhor a se fazer é descansar e deixar para uma outra hora do dia. Ou então, para o dia seguinte. Pois, como já falamos em outros artigos, o que importa para a aprovação em concurso não é a quantidade. Mas sim a qualidade. Portanto, mais valem 2 horas bem estudadas do que 5 sem concentração e rendimento.

5 DICAS PARA SE CONCENTRAR NA HORA DOS ESTUDOS

COLOQUE AS DICAS EM PRÁTICA E NÃO SOFRA MAIS COM ESSE PROBLEMA

. Tenha um local de estudos tranquilo

. Conforme dito, o seu local de estudos tem que ser um ambiente tranquilo. Calmo. De preferência um ambiente que você tenha paz, livre de distrações e barulhos. Normalmente, os estudantes e concurseiros atrelam o seu ambiente de estudos ao próprio quarto, que é uma ótima ideia, pois costuma ser um local de privacidade. Logo, ao estudar em seu quarto, deve atentar-se às distrações.

 

. Ensina os estudos em sua rotina

. No começo pode ser difícil, porém com o passar do tempo passa a se tornar um hábito estudar diariamente. Comece devagar, estudando cerca de 30 minutos por dia. Logo, com o passar do tempo, vá aumentando gradativamente. Até que então, estudar se torne um hábito.

 

. Saiba fazer resumos

. Estudar não é somente ler o conteúdo. Mas sim, fazer também revisões periódicas do mesmo. Ao fazer resumos, você trabalha o seu cérebro de diversas formas para a memorização do conteúdo, pois ao mesmo tempo que você faz a leitura do conteúdo, você também escreve, pensa, lembra, marca pontos importantes, assim fixando mais facilmente o conteúdo na cabeça. Contudo, fazer resumos ajuda não somente na concentração, mas também na memorização do que foi estudado.

 

. Enfim, essas foram as 5 dicas de hoje. Então, coloque-as em prática e veja como irá ajudar a manter-se concentrado nos estudos. Gostou? Acha que algo pode ser acrescentado? Comenta pra gente. Portanto, confira essa e outras diversas dicas em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *