5 erros que podem impedir sua aprovação

Os concursos públicos, principalmente diante do cenário de crise e desemprego que enfrentamos, tem sido cada vez mais concorridos. Para ultrapassar a grande concorrência e ser aprovado, é necessário vencer alguns obstáculos na hora de estudar.

Como sempre temos falado por aqui, não adianta passar horas e horas estudando, se estiver estudando do jeito errado.

Se preparar para concursos é mais do que apenas estudar, é traçar estratégias, ter técnica. É aprender a aprender.

Errar na hora de se preparar é o erro mais comum que impede que candidatos sejam aprovados. Por isso é importante que vejamos os erros dos outros para evitarmos e deixarmos a concorrência para trás.

Veja a seguir os erros mais comuns:

 

1) Desorganização

A prova exige que o candidato domine muitos conteúdos de diferentes disciplinas.

Para conseguir estudar tudo a tempo da prova, você precisa de uma rotina de estudos. Organizar seu tempo e fazer planos a curto, médio e longo prazo, traçando metas possíveis. Para isso, é ideal ter um horário e um cronograma de estudos!

O horário de estudos semanal é para organização do seu tempo, para evitar procrastinação e para manter o foco e a disciplina.

O ideal é que você reveja seu horário de estudos a cada semana, para que nenhum conteúdo seja esquecido (caso você se atrase ou se adiante em seus estudos).

Já o cronograma deve incluir todos os conteúdos que você precisa estudar durante o ano, ou seja, atende a organização a longo prazo.

 

2) Não saber escolher bem os instrumentos de aprendizado

É importante para esse ponto o autoconhecimento. Existem infinitas fontes e estratégias a disposição, é importante ver qual delas mais se enquadra no seu perfil de estudante, quais são mais produtivas.

Por exemplo, se você tem o hábito de fazer resumos, que tal transformá-los em mapas mentais? Se não tem muito tempo ou paciência para ler, que tal buscar vídeo-aulas?

 

3) Não ter autoconfiança

Muitos acreditam que não têm preparo psicológico ou que não sabem o suficiente para passar. Em ambos os casos, é importante trabalhar sua mente de maneira positiva para enfrentar essa insegurança.

Se você sente que a pressão para enfrentar o concurso é muito grande, procure ajuda. Converse com professores, orientadores do curso ou pais e amigos.

Quanto mais você estuda e acerta exercícios, mais aumenta a sua confiança também. Outra forma de levantar o ânimo é pegar provas antigas ou questões do concurso para o qual você se prepara e resolver. Ver que você consegue resolver as questões do concurso é uma injeção de ânimo.

Lembre-se que os concursos geralmente tem dezenas ou centenas de vagas, você só precisa de uma. Acredite em você mesmo!

 

4) Falta de concentração

Com a quantidade de assuntos que um concurseiro precisa compreender, é muito importante ter concentração para garantir o aprendizado.

Como já falamos aqui, ter um ambiente ideal de estudos pode ser um fator fundamental nesse aspecto. Busque sempre um lugar tranquilo para estudar, confortável, com pouco barulho e boa iluminação. Evite deixar o celular perto, pois as notificações e mensagens atrapalham seu foco.

 

5) Não estudar todas as matérias

Com a falta de tempo, muitos candidatos fazem uma seleção do que vão estudar entre as disciplinas do edital. Isso é um tiro no pé pois os candidatos que realmente estão concorrendo às vagas estudam todo o conteúdo. E não tem este papo de “já sei mais ou menos a matéria, então, não preciso revê-la”. Se está no edital, será cobrado. E se não estudar todo o conteúdo pode ser que não acerte todas as questões – e cada questão conta muito para que quer passar.

 

Não cometa esses erros na hora de sua preparação e você já estará 5 passos a frente de sua concorrência! Estude com quem entende do assunto.

ESTUDE JÁ COM MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *