5 objetos para melhorar seus estudos

Já falamos aqui sobre técnicas de estudo, a importância do ambiente ideal para se estudar, mas quais são os melhores objetos para investir na hora de se preparar para um concurso?

Opções no mercado não faltam, desde canetas, marca-texto, post-it, tablet, cadeiras, luminárias, quadros, agendas e a lista continua sem fim.

Ser concurseiro exige um certo investimento em materiais, livros, apostilas, cursos, então é bom selecionar bem em quais objetos investir para não acabar jogando dinheiro fora.

Vamos a nossa lista então:

 

1 – Marca-texto ou caneta colorida

O marca-texto ou caneta colorida pode ser útil para destacar informações importantes em textos que esteja lendo. Além disso você pode utilizar em seus resumos para saber do que se trata aquela informação. Você pode criar um padrão de cores. Exemplo: vermelho são informações muito importantes, azul são dicas que o professor deu. etc.

Isso não significa que você precise comprar todos os marca-texto que vir pela frente e todas as cores de caneta. É importante que você crie seu próprio padrão de cores e que seja o mais enxuto possível. Seu caderno não precisa virar um arco-íris.

2 – Post-it

São aqueles papéis coloridos auto-coláveis que você encontra em qualquer papelaria. Eles são bons para fazer anotações em apostilas e livros sem precisar danificar o material.

Além disso você pode utilizar post-its para anotar informações e atividades que se lembre durante os estudos, mas que tem que ser deixadas para depois.

Mais uma vez, é importante criar seu próprio padrão. Existem diversas cores de post-it. Você não precisa comprar o mais caro da papelaria com 20 cores diferentes. Se for utilizar post-its para apenas uma função, talvez apenas uma cor seja suficiente.

3 – Caderno

É claro que o caderno não poderia faltar na nossa lista. Já falamos aqui na importância do estudo ativo. Por isso resumir, fazer anotações, mapas mentais, etc.

Para isso é importante que você tenha um caderno. Fazer resumos no computador não tem o mesmo efeito no seu aprendizado.

Vale lembrar que no lugar do caderno você pode utilizar folhas A4 ou A3, principalmente na hora de fazer mapas mentais.

Caso opte por folhas soltas, você pode organizá-las em várias pastas, separadas por matéria.

4 – Luminária

Se a iluminação do seu cantinho de estudos não for muito boa, você pode investir em uma luminária. Lembre-se que você passará horas sentado na cadeira encarando os livros. Para evitar causar problemas de vista, cansaço e dores de cabeça a iluminação é fundamental.

Por isso, analise a iluminação e, se for necessário, invista numa luminária potente.

5 – Cadeira confortável

Isso não significa que você precise comprar uma cadeira daquelas de presidente de empresa.

Como dito no item anterior, você passará horas sentado, por isso é importante sim ter uma cadeira confortável. Sentar na cama ou no sofá nem pensar, isso a longo prazo te trará grandes problemas. Além de dificultar sua concentração.

É importante que sua cadeira tenha encosto, te possibilite apoiar os pés no chão quando estiver sentado e não seja daquelas duras.

Talvez você já tenha uma dessas na sua escrivaninha, ótimo. Ou talvez a cadeira da sua mesa de jantar sirva bem para função.

 

Como destacamos no início, estudar para um concurso já exige investimento em materiais, apostilas, cursos, etc. Por isso é importante analisar sempre a real necessidade do material ou objeto em questão.

É claro que não é para deixar de comprar o necessário, mas vamos evitar firulas e gastos desnecessários.

Já vi concurseiros recomendando que se compre quadro negro, tablet sem internet, cadeira de presidente, 50 cores de caneta colorida, entre tantas outras coisas. Esses materiais tem sim sua função, mas não essenciais. E é disso que esse post se trata.

Se você tem dinheiro de sobra para investir em material, excelente. Mas caso não tenha, busque o essencial.

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *