7 DICAS PARA MELHORAR EM MATEMÁTICA

matematica

7 DICAS PARA MELHORAR EM MATEMÁTICA

7 DICAS PARA MELHORAR EM MATEMÁTICA

 

 

 

. Sabemos que para muitos concurseiros e estudantes a matemática é um tabu, é um bicho de sete cabeças, ou até mesmo o fim do mundo. Há relatos de estudantes que desistem de fazer determinado concurso por ser cobrada a ‘’bendita’’ matemática. Porém, não é bem assim. A matemática tem que ser apreciada e bem estudada. A fim de ajudar você nos seus estudos, vamos deixar aqui 8 dicas que serão fundamentais e irão turbinar os seus estudos de matemática. Faremos você mudar a sua visão sobre a matéria!!

 

VAMOS COMEÇAR COM O BÁSICO QUE TODO ESTUDANTE DEVE TER EM MENTE.

1) Esquecer que odeia matemática

O primeiro pensamento que vem na cabeça de quem não gosta de matemática quando vai estuda-la é que a odeia que é difícil, até desacredita de si mesmo dizendo que não irá aprender a matéria. O primeiro passo para começar a evoluir e passar a obter aprendizado e entender a matéria é desconstruir esse tipo de pensamento da sua cabeça. Entretanto, começar a acreditar que você pode aprender matemática.

 

2) Volte e comece do básico para fortalecer a sua base

O grande problema e o maior erro cometido pelos estudantes quanto de ensino escolar como os concurseiros é: Querer aprender a resolver uma função sem saber o básico de equação, por exemplo. Primeiramente temos que entender que uma matéria abraça a outra, então na maioria das vezes para eu conseguir aprender um assunto mais complexo, eu terei que ter conhecimento sobre um assunto mais básico. Entretanto, para resolver uma função logarítmica eu terei que ter noções de potenciação e radiciação e assim em diante com as demais matérias. Dessa forma, volte na matemática básica e a estude com garra e determinação, pois quando chegar nos assuntos mais complexos tudo se tornará mais fácil.

  • Alguns assuntos importantes da matemática básica:
  • Conjuntos numéricos
  • Fração
  • Potenciação e Radiciação
  • Equação do primeiro e do segundo grau
  • Sistema de equações
  • Regra de três
  • Porcentagem e etc.

dificuldade em matemática
MATEMÁTICA

ANOTE-AS E COLOQUE EM PRÁTICA!!

3) Fique longe da calculadora

Esqueça a calculadora. Caso você tem uma já a jogue fora. Ela não te ajudará na sua preparação, muito pelo contrário, a calculadora vai pensar por você, logo irá criar um vício e sempre quando não souber determinado cálculo você ira correndo usar. Ou seja, você tem que pensar por si mesmo. No dia da prova não terá calculadora, pelo contrário, e aí pra onde irá correr?. Por fim, aprenda a se virar sozinho. Escreva, apague, rabisque, mas esqueça a calculadora.

 

4) Pratique muito e não tenha medo de errar

Faça muitos exercícios. Mas muitos exercícios mesmo. Caso errar, refaça, se acertar faça novamente e pratique até fixar bem a matéria na memória. Não tenha medo de errar, o importante é ser persistente. Erre até acertar e quando passar a acertar não errará mais.

 

5) Faça resumos e mapas mentais

Os resumos e os mapas mentais são uma ótima ideia quando se tem dificuldade em determinada matéria. Entretanto, fazer pequenos resumos matemáticos ou mapas mentais contendo fórmulas, métodos e também palavras chaves de sua escolhe a qual facilite seu entendimento, turbinará seus estudos com a matemática. Tornará tudo mais fácil.

 

6) Faça revisões sempre que necessário

Caso seja para concurso que você estuda, nunca é bom ficar tempo de mais sem praticar determinado conteúdo. Porém, sempre que necessário retome e revise. Relembre a teoria, releia seu material e faça exercícios. A revisão faz com que você não esqueça o conteúdo e, entretanto relembre detalhes que acabam passando batido.

 

7) Fazer papel de professor e explicar a matéria para terceiros

É isso mesmo. Sempre que aprender um conteúdo difícil, faça papel de professor. Ensine para aquele seu amigo, mesmo que não seja de interesse dele, ou então fale a matéria sozinho.Ensine para você mesmo, fale em voz alta e repita a teoria daquele conteúdo, irá ajudar a fixar na memória e facilitar o seu aprendizado. É uma técnica usada pelos grandes concurseiros e que irá ajudar muito.

Enfim, essas foram algumas dicas que com certeza farão toda a diferença para melhorar o seu desempenho em matemática. Tenha sempre muita paciência na hora de estudar que tudo dará certo. Caso você seja aquele concurseiro que almeja uma carreira que tem como um sonho, deixo aqui o meu recado: Seja forte e corajoso. Não desista!.

Matemática (2)

Venha estudar matemática comigo! acompanhamento pessoal e de primeira. Focado no seu edital! venha conheçer a minha plataforma!

 

Matemática Passo a Passo | Prof.Tiago Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *