8 DICAS PARA O SEU ESTUDOS

8 DICAS PARA O SEU ESTUDO

estudos

DICA PRIMORDIAL

 

 

 

1) O primeiro passo para que seus estudos tenham qualidade é ter em mente e em prática esses 3 principais pilares do estudante ou concurseiro:

Objetivo: É super importante ser decisivo e saber a carreira que quer trilhar, ter gosto pela sua escolha para que assim estude com garra e determinação.

Tempo: Tempo, não temos, tempo nós fazemos!!! Então é de suma importância marcar horários durante o dia que ficará disponível somente para seus estudos. Horários de tranquilidade e que não tenha incômodo para que você se mantenha focado no seu objetivo.

Organização: Ter o seu ‘’cantinho’’ de estudos é primordial, escolha um lugar, seja no seu quarto, em cima da mesa, para deixar seus livros e seu material onde ninguém possa te incomodar, não tenha muito barulho e assim possa estudar com tranquilidade.

 

 

NÃO SE ESQUEÇA!!

   2) Em seguida, precisamos montar um cronograma. O que seria um cronograma? Como fazer um cronograma de estudos?

  . Cronograma nada mais é do que você listar, em dias ou até mesmo em horários a matéria que estudará durante a semana. Como por exemplo:

. Segunda-feira: Matemática e português – das 16h até às 19h

. Terça-feira: Química e física – das 18h até às 21h

. Quarta-feira: Inglês e história – das 20h até às 22h.

. E assim sucessivamente, sem esquecer-se de colocar um dia de descanso, especificamente um domingo. Descanso também é muito importante para fazer com que o estudo não se torne chato, cansativo e desgastante.

3) FAÇA REVISÕES

 . Tire dias na sua semana para fazer revisão da matéria que já foi estudada, para que não caia no esquecimento. Faça exercícios, reescreva em outra folha a matéria sem pegar nenhuma cola para fixar na memória, fale a matéria em voz alta para você mesmo.. são técnicas de memorização super eficientes que não vão deixar você esquecer nenhum detalhe se quer, quando feitas todas elas aí sim você leia a teoria e veja se está esquecendo os detalhes.

  4) FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS

 . Fazer muitos exercícios é primordial, de nada adianta ficar somente na teoria da matéria e não praticar. Aprendemos mais quando colocamos em prática aquilo que já sabemos, então faça muitos exercícios. Refazer exercícios já feitos anteriormente também não é uma má ideia, normalmente aquele exercício tem uma metodologia específica, uma pegadinha.. que você possa relembrar!. Você só saberá se está indo bem de verdade naquela matéria quando estiver resolvendo os exercícios com facilidade, então pratique!!

exercícios estudos
MINHA PROVA FOI ADIADA: DICAS

DICAS FINAIS

5) QUALIDADE DE ESTUDOS

. Muitos estudantes pecam em achar que para se dar bem nos estudos, passar naquele bendito concurso, é necessário passar o dia todo estudando sem parar, quando não. A realidade não é essa. Você precisa estudar com qualidade, os estudos precisam render, precisam trazer resultado, 2 horas estudadas com rendimento, longe de distrações e aprendendo realmente a matéria, é muito melhor do que 5 horas com a cara no caderno sem estar entendendo nada ou com sono e cansaço. A qualidade de estudo é super importante.

 

6) MUDE DE CENÁRIO

. Embora muitos estudantes já saibam disso, tem muita gente que não sabe, mas mudar o cenário, o local em que se estuda, pode fazer muito bem para o seu rendimento e no seu aprendizado, mudar o cômodo já pode ser o bastante, ir à biblioteca, mas especialistas afirmam que estudar ao ar livre trás diversos benefícios para o aprendizado. Então tire um dia para visitar aquele parque calmo, sentindo o vento e o cheiro da natureza para estudar!!

 

7) FAÇA RESUMOS

. Fazer pequenos resumos em fichas, pequenos papéis que possam ser facilmente carregados para qualquer lugar, é uma estratégia e tanto para se manter conectado com os estudos, para que se possa ler em um intervalo de trabalho, no transporte ou usar como objeto de revisão, os resumos são muito importante para manter eficiência no aprendizado.

 

8) SEJA PERSISTENTE

. A falta de persistência é o que falta em muitos estudantes e concurseiros. O aprendizado é construído pouco a pouco, e se você para por muito tempo, esquece o que já aprendeu.  Então para aprender mais fácil, estude todos os dias. Pode ser que você tenha imprevistos, acontece, isso é normal, mas não deixe isso te abalar, volte rapidamente no dia seguinte. O que você não pode é ficar dias sem estudar, ou fazer como muitos estudantes que começam bem, empolgados, animados e desistem dias ou semanas depois. Pense que é o seu objetivo, o seu sonho e mantenha o foco firme sempre. Estude todos os dias, pratique o hábito de estudar que alcançara seus objetivos com toda certeza!.

hábito de estudar

Você pode estudar junto comigo para diversos concursos militares, curso de matemática focado no seu edital, com acompanhamento pessoal e de primeira, visite o meu site! 

Matemática Passo a Passo | Prof.Tiago Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *