A prova da ESA 2019 Terá inglês e edital sai já em Fevereiro/19 (Blog)

A Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (ESA) divulgou o lançamento do edital já em fevereiro para realização do novo nacional de admissão aos Cursos de Formação de Sargentos com formação a de nível superior como tecnólogo. Agora nesta prova será cobrada a matéria de inglês conforme publicado no site.

Para participar do concurso, o candidato deverá, entre outros requisitos: ter concluído o ensino médio; possuir no mínimo 17 e no máximo, 24 anos de idade (para as áreas de Saúde e Música, a idade máxima será de 26 anos de idade, conforme o limite de datas especificado no edital); medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m para o sexo feminino (mas há exceções, conforme o edital); e não estar em condição de réu em ação penal.

Existem muitas perguntas e dúvidas acerca da idade máxima relativo aos 24 anos. É necessário ter 24 anos ao assumir o curso de sargentos das armas no exército no caso em 2020, se caso você ter 25 anos neste ano de 2020, então não pode realizar o concurso. Para quem é da saúde e música é estando com até 26 anos em 2020 ao assumir o curso na força.

O concurso de admissão para a matrícula nos CFS terá as seguintes fases:

a) 1ª fase: composta pelas etapas de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical, para os candidatos da área Música aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático;

b) 2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.

Como se preparar para o concurso de forma eficaz

Normalmente os maiores problemas encontrado nesse concurso é em matemática e redação, por isso o candidato deve ter atenção focando em suas dificuldades e corrigindo esses problemas. Nos últimos anos a prova de história e geografia também vem cobrando um alto índice de cobraça, então por isso é muito importante não esquecer dessas matérias na hora de estudar.

Definir uma grade de horários e um local de estudos é crucial e um diferencial para conseguir alcançar seus objetivos. Estudar em grupo é uma ótima dica para quem deseja passar, sempre aprendendo e ensinando os colegas, isso ajudará e muito na memorização de regra de fórmulas das matérias da prova.

Disciplinas comuns a todos os cargos

Matemática: Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos; Razões e proporções; Números Naturais e Inteiros; Números Racionais e Reais; Funções; Domínio, contradomínio e imagem; Raiz de uma função; Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; Funções crescentes, decrescentes e constantes; Funções compostas e inversas; Função afim e função quadrática; Gráfico, domínio, imagem e características; Variações de sinal; Máximos e mínimos; Resolução de equações e inequações; Inequação produto e inequação quociente; Função exponencial; Gráfico, domínio, imagem e características; Equações e inequações exponenciais; Função logarítmica; Definição de logaritmo, propriedades operatórias e mudança de base; Gráfico, domínio, imagem e características da função logarítmica; Equações e inequações logarítmicas; Trigonometria; Trigonometria no triângulo retângulo; Trigonometria num triângulo qualquer; Unidades de medidas de arcos e ângulos: graus e radianos; Círculo trigonométrico, razões trigonométricas, redução ao 1º quadrante; Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente; relações e identidades; Fórmulas de adição de arcos e arcos duplos; Análise combinatória; Fatorial: definição e operações; Princípio Fundamental da Contagem; Arranjos, permutações e combinações; Probabilidade; Sequências numéricas; Matrizes, determinantes e sistemas lineares; Geometria plana; Geometria espacial; Geometria analítica; Números complexos; Polinômios; Equações polinomiais;

Português: Leitura, interpretação e análise de textos Leitura, interpretação e análise dos significados presentes em um texto e o respectivo relacionamento com o universo em que o texto foi produzido. Fonética, ortografia e pontuação Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição silábica e pontuação. Morfologia Estrutura e formação das palavras e classes de palavras. Morfossintaxe Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal), sintaxe de concordância (verbal e nominal) e sintaxe de colocação. Noções de versificação Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação e poemas de forma fixa. Teoria da linguagem e semântica História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem; e significado das palavras. Introdução à literatura. A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária, em Portugal e no Brasil. Literatura brasileira: Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo. Redação: Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem; mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo, o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contra-argumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão. Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

História do Brasil: A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI; O Sistema Colonial Português na América Estrutura político-administrativa, estrutura socioeconômica, invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais; e movimentos e tentativas emancipacionistas; O Período Joanino e a Independência, A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, a política joanina, os partidos políticos, as revoltas, conspirações e revoluções e a emancipação e os conflitos sociais. O processo de independência do Brasil. Brasil Imperial – Primeiro Reinado e Período Regencial: aspectos administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais e territoriais; Segundo Reinado: aspectos administrativos, militares, econômicos, sociais e territoriais; e Crise da Monarquia e Proclamação da República. Brasil República – Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas, crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.

Geografia do Brasil: O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras, fusos horários e a federação brasileira. O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos. Políticas territoriais: meio ambiente. Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial, a energia e o meio ambiente, os complexos agroindustriais e os eixos de circulação e os custos de deslocamento. A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o espaço das cidades. Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América do Sul.

Assim, seguem, abaixo, a relação dos assuntos e a bibliografia recomendada para “INGLÊS”: 1) Competências e Habilidades a) Compreender a utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção escrita; b) Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais; c) Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção. 2) Conteúdos linguístico-textuais: a) Denotação e Conotação; b) Sinonímia e Antonímia; c) Correlação morfológica, sintática e/ou semântica; d) Pronomes e suas referências; e) Artigos (definidos e indefinidos); f) Singular e Plural; g) Verbos no Presente, para expressar hábitos e rotinas, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa; h) Verbos no Presente Contínuo, para expressar atividades momentâneas e futuro, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa; i) Comparativo e Superlativo; j) Adjetivos e Advérbios e suas posições nas frases; k) Quantificadores (many, much, few, little, a lot of). 3) Bibliografia sugerida: a) Material Didático: (1) MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental – Estratégias de Leitura(Módulo 1). Edição Reformulada e Revisada. Editora TextoNovo. São Paulo, 2004.

Conhecimentos específicos (Saúde e música)

As disciplinas cobradas variam de acordo com o cargo escolhido.

Bizu sobre a Prova

A prova desde o ano de 2018 está vindo a nível de concurso de escolas técnicas de quem termina o ensino médio e faz o pós médio técnico, logo é legal estudar por provas anteriores que tenha essa pegada como faetec-RJ, fatec, IFRJ etc.

Exame de Aptidão Física (EAF)

As tarefas serão realizadas em dois dias, e os candidatos deverão atingir os seguintes índices mínimos para aprovação:

a) Combatente/Logística-Técnica/Aviação

b) Música/ Saúde

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