Aluno ou estudante? Tem diferença?

Tem, e muita. Lembra que falamos na última semana sobre estudo ativo e passivo? Essa diferença entre aluno e estuante tem, de certa forma, relação com isso.

O aluno é aquele que frequenta as aulas, recebe informação do professor. E acredita que toda a informação que ele precisa aprender deve vir do professor. Quer aprender de forma passiva, apenas assistir a aula e sair de lá tendo o conteúdo na ponta da língua.

O estudante é também frequenta as aulas e escuta o que professor tem a dizer. Mas, diferente do aluno, ele sabe que precisa se esforçar para aprender. Ele estuda, de maneira individual e investigativa, faz pesquisas, exercícios, quer sempre saber mais.

 

Quem assiste às aulas entende, quem estuda aprende.

 

Pode ser que ser aluno tenha funcionado para você no ensino fundamental, no ensino médio ou até na faculdade. Mas para ser concurseiro você precisa ser estudante. Os estudantes é que são aprovados em concursos.

Não é raro vermos um ótimo aluno, que sempre teve boas notas, não conseguir ser aprovado em concursos. Isso acontece porque ele utiliza as técnicas erradas de estudo.

Sabe qual é o maior erro deles? Estudar para a prova e não para aprender. Serem bons alunos e não bons estudantes. Tenho certeza que você já ouviu isso milhares de vezes de seus professores, que é importante estudar para aprender e não para a prova. Não já?

A questão é que quando você só estuda para a prova, você pode até ir bem, mas uma semana depois já se esqueceu de todo o conteúdo. Ou seja, aquela boa nota não comprova um real entendimento do assunto.

Em um concurso público, em que há diversos assuntos a serem estudados, muitas vezes com temas totalmente diferentes, esse método não vai funcionar. Você precisa utilizar a sua memória de longo prazo, porque passará meses se preparando para aquela prova. Isso significa que você precisa realmente aprender o conteúdo.

 

E como eu me torno um Estudante?

Você se torna um Estudante quando o hábito do estudo se torna parte da sua vida, quando você estimula a sua inteligência. Como já falamos antes, o que importa é a qualidade do estudo. Não adianta passar horas sentado na frente de apostilas lendo e chegar no final sem saber o que foi lido.

O aprendizado é construído aos poucos, degrau por degrau, com curiosidade e questionamento. O Estudante pode assistir às aulas, é claro. As aulas são de fundamental importância para entendimento do conteúdo. Mas ele vai além delas, seja por esquemas resumos, revisões, aprofundamento do assunto.

O estudante utiliza os métodos de aprendiza ativo. Se envolve com o conteúdo que está estudando. Realmente aprende a aprender e com o tempo tem prazer em estudar. A aprovação em um concurso é a consequência de todo o aprendizado que teve, de utilizar as técnicas certas e de conseguir utilizar a memória de longo prazo para realmente aprender o conteúdo.

 

E você? É aluno ou estudante? Quer ser um bom estudante e ter acesso ao melhor conteúdo da matemática?

VENHA ESTUDAR COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *