Atividade física te deixa mais inteligente, entenda o porquê

Estudos já comprovaram que a prática de atividade física é essencial para a manutenção da saúde. Mas você sabia que ela pode ajudar também na hora de se preparar para o concurso dos sonhos?

A movimentação do corpo faz o cérebro trabalhar melhor, ou seja, atividade física está diretamente ligada à inteligência. Os exercícios melhoram as noites de sono, melhoram a concentração, aumentam a capacidade da memória e dão disposição para enfrentar maratonas de estudo e longas provas.

O neurocientista John J. Ratey, professor de Harvard, concedeu em 2012 entrevista ao jornal O Globo, e afirmou que:

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“Os exercícios regulam ansiedade e níveis de estresse, além de otimizar o aprendizado de três maneiras: melhoram os sistemas de atenção, a memória, a capacidade de aprendizado e a habilidade de perseverar e superar as frustrações que o processo de aprendizado eventualmente produz; criam o ambiente certo para nossas cem bilhões de células nervosas, fabricando mais neurotransmissores e receptores para registrar novas informações; e promovem o surgimento de novas células no cérebro, um processo chamado neurogênese.”

Além de todos esses benefícios, o período pré-concurso pode ser bastante estressante, e a prática de atividades, principalmente aeróbicas, causa a liberação de um hormônio chamado beta-endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.  Isso garante que você tenha energia para fazer todas as suas atividades sem ceder ao estresse e pressão emocional.

Algumas dicas para quem quer aliar a prática de esportes ao ritmo intenso de estudos são:

  • Tente se exercitar, pelo menos, três vezes por semana;
  • Escolha exercícios moderados;
  • Opte por atividades que você gosta, para que a prática esportiva não se torne uma obrigação;
  • O tempo de atividade recomendado é de 30 a 60 minutos.

É importante ter em mente que o bem-estar necessário para um bom estudo consiste em três pilares:

Por isso organize-se! Na hora de montar seu cronograma de estudos, separe um tempo para sono e alimentação de qualidade e a prática de algum esporte de sua preferência. O que pode parecer perca de tempo a curto prazo, mostrará seus benefícios a médio e longo prazo.

Não sabe montar seu cronograma de estudos?

Venha estudar com quem sabe!

Em se tratando de concursos militares, além da primeira fase, de prova escrita, temos também a fase do teste físico, e aliar a prática esportiva aos estudos, além de melhorar sua concentração e disposição para estudar, é uma forma de se preparar para o teste.

A seguir os parâmetros exigidos em cada concurso militar:

 

EAM

Corrida – 2400 metros no tempo máximo de 14 minutos e 30

segundos;

Natação – 50 metros no tempo máximo de 1 minuto e 30 segundos.

 

CFN

Corrida – 3200 metros em até 19 minutos;

Natação – 50 metros em até 2 minutos;

Flexão na barra – 3 repetições

Abdominal – 38 repetições em 1 minuto.

 

EEAR

Reprodução do Edital do Concurso publicado em 13 de dezembro de 2018.

 

EsSA

Reprodução do Edital do Concurso EsSA 2019.

 

Os mínimos exigidos não são fora da realidade de jovens na faixa de 20 anos, porém é necessária a prática regular de esportes para que esse condicionamento seja alcançado.

Como visto anteriormente, essas atividades ajudam a melhorar sua disposição para estudar e ainda são um preparo para o teste físico que vem a seguir, por isso não deixe de para praticar atividade física após a primeira fase, comece já a se preparar!

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