ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS – INGRESSO ESA

Afinal, o que é a Escola de sargento das armas?

ESA

A EsSa, escola de sargento das armas do Exército Brasileiro, fica situada na região de três corações – Minas Gerais. Tem como objetivo formar terceiro sargento de carreira do exército brasileiro. Uma porta de entrada para homens e mulheres que desejam servir a seu país.

 

Como eu faço para ingressar nessa escola (EsSa)?

O ingresso na escola de sargentos das armas dispõe de um concurso público, com vagas para nível médio, técnico de enfermagem e também para quem toca algum instrumento de interesse do Exército, o interessante desse concurso, é que as vagas ofertadas são para o sexo masculino e para o feminino.

Afinal, o que é a Escola de sargento das armas?

É de suma importância ficar adento de um dos requisitos mais importante do concurso: Possuir entre 17 a 24 anos de idade para as demais áreas, e de 17 a 26 anos para as áreas de músico e saúde. Para os homens, ter no mínimo 1,60m de altura e para as mulheres, possuir no mínimo 1,55m de altura. O concurso ocorre anualmente, disposto de uma prova de múltipla-escolha que contém as seguintes matérias:

Português: 12 questões

Matemática: 12 questões

História e Geografia: 6 questões de história e 6 questões de geografia

Inglês: 4 questões

E uma redação dissertativa argumentativa

 

O ingresso na escola de sargentos das armas dispõe de um concurso público, com vagas para nível médio, técnico de enfermagem e também para quem toca algum instrumento de interesse do Exército, o interessante desse concurso, é que as vagas ofertadas são para o sexo masculino e para o feminino. É de suma importância ficar adento de um dos requisitos mais importante do concurso: Possuir entre 17 a 24 anos de idade para as demais áreas, e de 17 a 26 anos para as áreas de músico e saúde. Para os homens, ter no mínimo 1,60m de altura e para as mulheres, possuir no mínimo 1,55m de altura. O concurso ocorre anualmente, disposto de uma prova de múltipla-escolha que contém as seguintes matérias:

  • Português: 12 questões
  • Matemática: 12 questões
  • História e Geografia: 6 questões de história e 6 questões de geografia
  • Inglês: 4 questões
  • E uma redação dissertativa argumentativa
 
concurso esa 2020
  • Para os candidatos da área música/saúde, é acrescentado também 12 questões de conhecimentos de teoria musical, para quem concorrerá às vagas destinadas á área de músico, e 12 questões de conhecimentos de saúde, para quem concorrerá às vagas destinadas à área de saúde.
  •  Lembrando também, que ao ser aprovado no concurso, o candidato passa por outra série de etapas, sendo elas:
  • Verificação de documentos
  • Teste de suficiência física (requisitos diferentes para homens e mulheres)
  • Exame de saúde
  •  Ao passar em todas as etapas do concurso, o candidato irá para a Escola de sargentos das armas, em três corações – Minas Gerais onde dará início a um curso de 24 meses, que será capacitado para ser um sargento do Exército Brasileiro, podendo optar por algumas especialidades, sendo elas:
ESA

Masculino:

  • Infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico – armamento, material bélico – mecânico operador, manutenção de comunicações, material bélico – monitor de viatura blindada, material bélico – monitor de viatura automática, aviação – apoio, aviação – manutenção.
ESA

Feminino

  • Intendência, topografia, material bélico – armamento, material bélico – mecânico operador, manutenção de comunicações, material bélico – monitor de viatura blindada, material bélico – monitor de viatura automática, aviação – manutenção.

Das Inscrições para o concurso

As inscrições ocorrem normalmente todo ano em meados do mês de fevereiro de cada ano.

Neste link http://concurso.esa.eb.mil.br/site/

Carreira e Salário

  1. Sendo uma carreira muito atrativa e procurada por grande parte dos jovens do Brasil todo, o salário de um terceiro sargento varia em torno de $3500 até $4000.
  2.  Ao se formar na Escola de sargento das armas, o aluno ganha um diploma de ensino tecnólogo reconhecido como superior, abrindo outras diversas portas.
  3.  Depois de formado, seguirá um plano de carreira, onde subirá de posto/ graduação com o passar do tempo. Indo para primeiro sargento, segundo sargento, sub-tenente e em diante.

Fonte: http://concurso.esa.ensino.eb.br/site/

One Response to “ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS – INGRESSO ESA”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *