CFN – Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil – MARINHA: Datas de Inscrições e Requisitos

O C-FSG-MU-CFN terá início com o Período de Adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como Fuzileiro Naval.
A matrícula no C-FSG-MU-CFN não implica em ingresso no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN), pois para tal é essencial a conclusão com aproveitamento do C-FSG­MU. O aluno que for aprovado em outro processo seletivo ou concurso, que implique em perdas de atividades curriculares do C-FSG-MU-CFN, ou pedir desistência do curso terá a matrícula cancelada “ex-officio”.
Após a conclusão do C-FSG-MU-CFN, a Praça Especial prestará juramento à Bandeira e será nomeada Terceiro-Sargento. Ingressará no CPFN e assumirá compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha (SAM), contados a partir da data de sua nomeação.

Os Fuzileiros Navais são uma força integrante da Marinha do Brasil, responsável pela segurança de assuntos que dizem respeito aos interesses navais do País. Prontos para entrar em ação em terra ou na água, também são chamados de “Anfíbios”.Mesmo um país pacífico como o Brasil precisa de uma tropa capaz de agir com rapidez diante de qualquer emergência, principalmente se levarmos em conta a extensão de nosso litoral e nossas grandes redes hidrográficas. Aí entra a competência dos Fuzileiros Navais.

 

 

Adquira o curso focado na prova do CFN e EAM e estude com o melhor do Brasil em preparatórios militares

O Curso de Sodado Fuzileiro Naval

O curso terá início com o período de adaptação, onde os alunos realizarão vários tipos de exercícios físicos, assistirão palestras, com rotina de atividades intensas, as quais serão exigidos com rigor, sendo observados o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que permita uma adaptação prévia à vida militar como Fuzileiro Naval.Após a conclusão do curso, será nomeado SD-FN (soldado) e ingressará no CPFN, onde assumirá compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha, contados a partir da data de sua nomeação.
O C-FSD-FN terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro (RJ) ou, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília (DF), de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
Resultado de imagem para fuzileiros navaisNo primeiro ano, cumprirão o Estágio Inicial (EI) e serão designados a servir em qualquer Organização Militar (OM) da Marinha no território nacional e somente os aprovados nessa fase, serão considerados plenamente adaptados à carreira naval, permanecendo, assim, no Serviço Ativo da Marinha. Após esses dois anos, poderá ser selecionado e indicado para realizar Curso de Especialização, do terceiro ao sexto ano. Sendo aprovado, será promovido à graduação de Cabo, onde será novamente designado para servir em OM para Estágio de Aplicação e só após esse período, poderá ser selecionado para promoção a Sargento.A partir de Sargento, poderá chegar até a graduação máxima de Tenente.

Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN)

Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no C-FSG-MU-CFN e o realizarão na condição de Praça Especial, de acordo com o que preceitua o artigo 16 da Lei 6880/80 (Estatuto dos Militares). Durante o curso, a Praça Especial perceberá o valor aproximado de R$ 858,00 (oitocentos e cinquenta e oito reais) por mês, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Mediante a aprovação no C-FSG-MU-CFN, a Praça Especial será nomeada Terceiro-Sargento Fuzileiro Naval, quando passará a perceber a remuneração inicial da ordem de R$ 3.890,00 (três mil, oitocentos e noventa reais).
Resultado de imagem para fuzileiros navaisO C-FSG-MU-CFN terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
O curso de Formação será no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), no Rio de Janeiro.
A critério da Administração Naval, poderá realizar, também, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, no mesmo ano de realização do C-FSG-MU-CFN.
Será designado para servir em qualquer Organização Militar (OM) da MB no território nacional. Exercerá uma das funções destinadas a um Terceiro-Sargento, de acordo com a Tabela de Lotação da OM e critérios estabelecidos pela Administração Naval.

Os candidatos devem ter entre 18 e 21 anos e Ensino Médio Completo

Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou curso equivalente em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente e ter no mínimo 18 e no máximo 21 anos de idade e ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.
Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no C-FSD-FN e o realizarão na condição de Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN). Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, o RC-FN perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.
O curso tem duração de 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
O curso terá início com o período de adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como fuzileiro naval.
O concurso terá seis etapas: exame de escolaridade, verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico.

As inscrições: Acontecem normalmente no mês de Fevereiro/Março e também outro no meado do ano.

Fonte: http://www.concursosmilitares.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *