Como conciliar trabalho e estudos

Nem todos podem ter o privilégio de estudar para concurso sem ter que trabalhar. É a realidade de muitos jovens brasileiros ter que arcar com suas despesas e, ao mesmo tempo, querer estudar para um concurso para melhorar de vida.

O questionamento que fica é: é possível conseguir a tão sonhada aprovação mesmo cumprindo uma jornada de trabalho? Sim, não só é possível, como grande parte dos aprovados em concurso trabalhavam enquanto estudavam.

Isso acontece porque com pouco tempo para perder, quem trabalha e estuda costuma organizar melhor seu tempo e valorizar mais as horas de estudo que tem. Além disso, estuda com mais foco e concentração para aproveitar o pouco tempo que tem.

É uma rotina cansativa e exige apoio de quem cerca o concurseiro, mas é possível.

A seguir algumas dicas para conseguir manter essa dupla jornada:

 

1) Organização

O primeiro e mais importante fator nessa jornada é a organização. Para iniciar seus estudos anote numa folha ou planilha toda a sua rotina. As obrigações que tem diariamente, tempo gasto com deslocamento, tudo bem detalhado.

Veja nessa planilha todas as atividades que podem ser cortadas neste momento da sua vida, lembre-se, os estudos devem ser a sua prioridade.

É óbvio que as horas de descanso devem ser mantidas, afinal se você dorme pouco, vai render cada vez menos. Também é necessário separar um tempinho para atividade física, que, como já falamos em outro post, facilita o aprendizado e te ajuda a ter disposição.

Também não é necessário cortar todo o seu tempo de lazer, você pode separar um tempo curto nos finais de semana para relaxar e descansar a mente.

Pense naquela série que pode deixar para depois, na atividade extra que pode ficar para depois da aprovação, no uso das redes sociais que não deve ser prioridade agora, etc. Feito isso, você terá aumentado o seu tempo de estudo significativamente.

Além disso, você deve elaborar uma planilha para organizar sua rotina de estudos, estabelecendo:

  • quais matérias você vai estudar no dia;
  • por quantas horas;
  • em qual horário.

 

2) Estabeleça prioridades

Em alguns momentos de sua rotina, mesmo que você não queira, poderá ser necessário estabelecer prioridades sobre o que vai ser executado.

Pode ser revisar um conteúdo ou entregar um relatório no trabalho, é importante escolher o que “fazer primeiro” e ficar tranquilo para produzir.

Você precisa ter em mente que isso faz parte da sua dupla jornada e que não deve sentir-se culpado por causa disso. Preocupe-se em produzir, independente do que seja, com qualidade.

 

3) Aproveite cada minuto do seu dia

Sabe o tempo que você perde diariamente no trânsito? Já pensou em aproveitar?

Se você vai dirigindo para o trabalho, experimente estudar por audioaulas.

Já se você vai de ônibus, metro ou carro de aplicativo, por que não aproveitar e tempo para assistir a videoaulas?

Fazendo isso você ganha um tempo a mais de estudo, sem abrir mão do seu descanso.

 

4) Aproveite os finais de semana, feriados e férias

Novamente, é necessário priorizar os estudos. Lazer não deve ser a prioridade.

Por isso os dias Off do trabalho devem ser encarados como uma oportunidade de tirar a diferença.

Estude o maior número de horas possível. Você precisa compensar o tempo que não tem nos dias em que precisa trabalhar.

Se você tiver tempo na casa, seja por banco de horas, licença ou férias, e for possível escolher, deixe para tirar esse tempo depois que o edital for publicado. Assim você conseguirá vários dias de dedicação exclusiva ao concurso, já próximo a prova.

 

5) Se possível, estude antes do trabalho

É muito melhor você estudar primeiro e trabalhar depois. Ao acordar você está descansado, com a cabeça tranquila e cheio de disposição.

Se você deixar para estudar depois do trabalho, vai estar mais cansado, estressado e sem disposição. E aí o seu estudo não vai render tanto.

Se não for possível e você tiver uma jornada de trabalho que começa muito cedo, também não é o fim dos tempos, tente manter a cabeça tranquila, se alimentar bem durante o dia e tenha em mente que a hora do estudo é para ter foco total e esquecer os problemas que teve durante o dia.

 

6) Busque suporte das pessoas próximas

Se você precisa cuidar da casa ou dos filhos, essa é a hora de pedir ajuda aos familiares e amigos. Peça a compreensão de todos, explique que está fazendo isso por um futuro melhor e que é para benefício de todos.

Também é importante contar com o apoio dos colegas de trabalho, que podem te cobrir em algum momento em que seja necessário ou dar suporte em alguma atividade.

Por isso, converse com todos antes, explique a situação e não tenha vergonha de ser ajudado.

 

7) Considere fazer um curso Online

Talvez um dos maiores benefícios dos cursos online para os alunos que precisam saber como conciliar trabalho e estudo seja a flexibilidade que esse tipo de curso oferece.

Afinal, você pode assistir à aula a qualquer momento, de acordo com o que foi estabelecido no seu cronograma de atividades.

Além disso, tempos perdidos na rotina, como o caminho do trabalho para o curso, podem se transformar em mais horas de estudo quando você opta por fazer um curso a distância.

É importante lembrar que, hoje, os cursos online são capazes de oferecer a mesma qualidade de ensino do que um curso presencial.

 

Gostou das nossas dicas para aguentar a dupla jornada de trabalho e estudos? Quer estudar com quem tem resultados comprovados?

ESTUDE COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *