Como criar o hábito de estudo

O hábito é uma automatização do comportamentos. Ela serve para que o indivíduo gaste menos energia do que gasta ao realizar outras atividades. É uma estratégia do cérebro para poupar energia. Por isso tornar hábito uma coisa que precisamos fazer com grande frequência é uma grande vantagem, por exemplo, estudar.

Muitos têm hábitos desfavoráveis, como a procrastinação ou ficar no celular por horas. Esses hábitos podem ser mudados. Se não pudessem como conseguiríamos evoluir? Mas dependem, porém, de muita disciplina e dedicação.

Os hábitos são padrões neurológicos que, como dito, pode ser substituídos por outros. Imagine o poder que isso tem? Tudo que você acredita que precisa melhorar na sua vida pode ser realizado apenas com a mudança dos seus hábitos.

 

Um hábito possui três estágios, a deixa, a rotina e a recompensa. Essas três etapas podem ser definidas como:

  1. Deixa: É algum tipo de estimulo que faz com que seu cérebro entre no automático. É a deixa também quem define qual o tipo de hábito deve ser usado.
  2. Rotina: É a ação que você executa repetidamente, que pode ser física, mental ou emocional.
  3. Recompensa: É o que ajuda seu cérebro definir se um hábito deve ser memorizado ou não.

A melhor forma de seguir esses passos é manter a mesma deixa e oferecer sempre a mesma recompensa.

Mas a recompensa não tem que ser do seu próprio cérebro? Nem sempre isso vai acontecer. Existem hábitos que não oferecem recompensa a curto prazo. Por isso, é mais difícil mantê-los. Para driblar isso você pode criar seu próprio sistema de recompensas, desde que sejam sempre as mesmas.

Além disso, não defina metas irrealistas. No início as metas devem ser pequenas, para que seja quase impossível falhar.

Não dá para ir de 0 a 100% em uma semana. Ir do nada de estudo para 12h por dia. É preciso ir devagar para evitar o desânimo.

 

Como criar o hábito de estudo

Faça uma análise da sua rotina. De quais são os hábitos destrutivos e que atrapalham os seus estudos. O primeiro passo é identificar. Os hábitos só podem ser mudados depois de compreendidos.

Você precisa agora enxergar por quais hábitos quer substituir os negativos. E quais são as atitudes que você gostaria de ter diariamente.

Todo hábito surge de uma decisão, seguida pela ação. Veja quais são as decisões que levam a um hábito ruim e qual a decisão que precisa tomar agora para estudar mais e melhor.

Além disso crie um cronograma de estudo. Dessa forma se cria um plano de ação. As disciplinas e assuntos devem ser divididos conforme a sua necessidade de aprendizagem e memorização.

Você deve começar com pouco para que seu cérebro e organismo se acostumem com estudar. Essa é a melhor forma de você começar e desenvolver um hábito de estudo sólido.

Reforce os novos comportamentos com recompensas gratificantes, dessa forma na hora em que as “desculpas” aparecerem, você conseguirá contornar. Lembre-se que ao criar um novo hábito de estudo isso não significa que você seja obrigado a fazer coisas que não quer, mas sim atingir propósito maiores, que muitas vezes exigem priorizar as coisas.

Se possível ao acordar mentalize o porquê de você estar acordando naquele horário e de estar estudando. Depois disso mentalize seu horário de estudo e você estará pronto para começar seu dia e estará muito mais motivado.

Já sobre a sua recompensa, não existem regras definidas. Pense no que mais gosta de fazer. Pode ser vídeogame, filmes e séries, navegar na internet, comer uma guloseima ou alguma outra coisa que te faça sentir alegria e alívio por ter alcançado sua meta.

Se você aplicar tudo corretamente, será um estudante preparado. Não será aquele tipo que fica desesperado quando sai um edital ou tem que fazer uma prova.

Por isso comece já a desenvolver seu hábito de estudos e garanta a sua aprovação.

 

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *