Como criar um ambiente ideal para estudos

O ambiente de estudos ideal não é o mesmo para todos. Há aqueles que preferem estudar ao ar livre, dentro de casa, num quarto ou sala isolado, ou em uma biblioteca para criar a rotina de sair de casa.

Mas, independente de onde você prefira estudar, existem algumas características que facilitam, e muito, o aprendizado.

Durante a preparação para um concurso você passará horas e horas sentado numa cadeira estudando. Por isso, é importante que você tenha um bom lugar para isso, um lugar que te ajude a aprender.

O primeiro passo é encontrar um lugar para chamar de seu, pode ser um canto no seu quarto, um cantinho na sala, uma varanda. É importante que não haja grande circulação de pessoas nesse lugar, para não te desconcentrar.

Escolhido o lugar é hora de se preocupar com ergonomia. Você sabe o que é isso?

Ergonomia é o estudo científico da interação do homem com máquinas visando ao seu bem-estar e produtividade.

Mas o que isso tem a ver com o seu local de estudos? Não dá para estudar deitado na cama, nem no sofá. O que você vai conseguir com isso é a vontade de assistir um filme e uma boa dor nas costas.

É importante que você tenha uma mesa onde possa colocar seu computador e materiais. Importante também ter uma cadeira confortável, com encosto, na qual consiga apoiar 100% os seus pés no chão.

Nesse cantinho você pode, e deve, usar e abusar de cores, lembretes, resumos. Cole post-its na parede, mapas mentais, resumos, fórmulas. É importante usar a criatividade para ativar seu cérebro nesse local.

Perdeu a dica dos mapas mentais? Veja aqui

É importante manter o local organizado e com iluminação adequada. Imagine só, um copo de café frio, uma garrafa de refrigerante, bagunça espalhada e uma lâmpada queimada. Você conseguiria estudar nesse local?

Por isso é importante que seu local de estudos esteja organizado e que a iluminação seja boa. Se não for possível aproveitar a iluminação natural durante o dia, invista numa luminária. O que não estiver usando, tire da mesa e guarde, quanto menos coisa te atrapalhando, melhor.

Monte um cronograma de estudos e um calendário para se organizar. Imprima ou faça a mão e cole por perto. É muito importante esse cronograma na hora de estudar. Organizar e detalhar suas tarefas torna tudo mais objetivo

 

No cantinho de estudos celular e aparelhos eletrônicos não entram

Nada pior para tirar o foco dos estudos do que pegar o celular, dar uma olhadinha nas redes sociais ou trocar mensagens. De repente você percebe que passou horas procrastinando e não estudou nada.

Por isso, na hora de estudar nada de deixar computador, vídeogame e celular por perto. É chato, mas para manter o foco, você não pode ter nada capaz de roubar sua atenção.

Se o seu estudo está sendo feito por um aparelho eletrônico, desligue a internet. Se isso não for possível você pode baixar uma extensão para o seu navegador de internet como o Stay Focused, que bloqueia os sites que você selecionar durante um período de tempo pré-selecionado.

 

É importante lembrar que é preciso fazer uma pausa às vezes. Pare por 5 minutos, se alongue, ouça uma música, respire fundo, o que te fizer relaxar. E aí então volte a estudar com as energias renovadas. Lembre-se estudar para um concurso não é uma corrida de velocidade, é uma maratona. Por isso não adianta estudar um dia inteiro sem se preocupar com o ambiente e seu bem-estar e não aguentar olhar para os livros o resto da semana.

 

ESTUDE COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *