Como estudar de forma eficaz?

Como estudar de forma eficaz?

É a pergunta que diversos alunos meus me fazem todos os dias, abaixo darei algumas dicas que vão lhe ajudar a estudar de forma eficaz.

1o) O que você tem mais dificuldades? Foque nisso!

Muitas vezes quando estudamos, focamos naquilo que mais nos agrada certo? Mas é a forma mais errada de se estudar. Quando se estuda devemos focar naquilo que temos maior dificuldades, pois numa prova é cobrada aquilo que não estudamos com afinco e determinação. E o que mais nos reprova pelas vezes que tentamos passar numa prova. Foque e tente sempre se melhorar naquilo que mais tem dificuldades e assim conseguirá sua aprovação.

2o) O que você tem mais domínio? Fortaleça isso!

Aquilo que você tem mais facilidade e conhece já a teoria, fortaleça com exercícios e resumos, porque assim já garante pelo menos 40% da prova, conseguindo sua aprovação.

3o) Faça resumos e revisões

O grande problema da maioria de quem estuda é lembrar do que estudou certo? Tu tá lá de boas, resolvendo todos os exercícios, matando várias questões, passando 3 dias já não se lembra de mais nada, certo? O que fazer? Resumos do que você estudou para relembrar todos os dias, hora e lugar e ir exercitando a memória para poder mais tarde fazer a prova.

4o) Crie mapas mentais das matérias que tem dificuldades

Crianção de mapas mentais, principalmente para fórmulas é uma boa idéia para quem tem dificuldades de lembrar certas matérias e assuntos. Então procure no google de como criar um mapa mental para si e assim conseguir dentro dos resumos, lembrar disso.

5o) Separe um tempo para descansar e fazer o que gosta

Quem malha sabe que para poder deixar os músculos crescer, precisar relaxar e descansar um tempo ou dias para que o efeito da malhação aconteça. O cérebro é um músculos e como todo músculo exercitado, precisa de descanso, então, se durante a semana você “caiu dentro” dos estudos, separe o fim de semana para descansar, fazer um lazer, passear etc. Fazer aquilo que gosta e dá prazer, não adianta estudar todos os dias e 24hs por dia se você só consegue absorver 4 dias e 5 horas de estudos. Por isso a qualidade de vida é importante para o desenvolvimento dos estudos.

Espero ter ajudado com este artigo e até o próximo post. Tmj!

 

One Response to “Como estudar de forma eficaz?”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *