Como melhorar seu raciocínio lógico

A disciplina raciocínio lógico está presente em quase todas as provas de concursos. Além de ser uma característica muito valorizada no mercado de trabalho, presente em quase todos os processos seletivos. Quando bem desenvolvida, essa habilidade ajuda na resolução de problemas e favorece o poder de argumentação.

Para alcançar um bom raciocínio lógico é preciso “malhar o cérebro”. Não é um trabalho muscular, óbvio, já que o cérebro não é um músculo, trata-se de manter constante a atividade dos neurônios. Desse modo o cérebro fica afiado e não atrofia, como um músculo que não é usado.

Diante disso surge uma reflexão: você realmente está valorizando seu cérebro? Já parou para pensar na importância que ele tem para alcançar seus objetivos? Para te ajudar no assunto separamos 6 dicas práticas de como melhorar seu raciocínio lógico:

 

1 – Faça coisas novas

As situações inéditas estimulam o cérebro a produzir novas conexões neurais. Por isso, no dia-a-dia, vale a pena tentar fugir da rotina, pegar um caminho novo para ir para casa, comer uma comida diferente, tentar aprender coisas novas como um idioma ou um instrumento musical.

 

2 – Jogos de tabuleiro e cubo mágico

Os jogos de tabuleiro são excelentes para estimular a capacidade lógica. Isso acontece porque entre uma jogada e outra é necessário que se analise as intenções do oponente.

No caso do xadrez, por exemplo, acredita-que que além de desenvolver o raciocínio matemático e crítico, o jogo ajude a desenvolver a criatividade.

O cubo mágico, apesar de ser pavoroso para alguns, desenvolve raciocínio matemático e exige concentração e memorização.

 

3 – Pratique exercícios

A prática de exercícios te deixa mais inteligente, isso porque movimentar-se aumenta a oxigenação no cérebro e a disposição para o dia-a-dia.

Não leu nosso Post sobre isso?

Atividade física te deixa mais inteligente, entenda o porquê

4 – Leitura

Ler, além de fundamental para o aprendizado, pode tornar-se um momento de lazer. A leitura desperta a imaginação, o raciocínio e a atenção para os detalhes. Ler um bom livro pode te ajudar a aliviar a tensão e transportar-se para o ambiente que está sendo narrado. Adquira o hábito da leitura!

 

5 – Excesso de estresse e ambientes desorganizados podem atrapalhar

Viver em meio à desorganização gera estresse e perda de tempo para organizar. Em entrevista ao jornal Extra, o neurologista Leandro Teles afirmou que ser organizado facilita o trabalho do cérebro e faz com que ele tenha previsibilidade na execução de tarefas. A organização transmite tranquilidade, o que faz com o que o cérebro produza Serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem estar.

 

6 – Alimentos amigos do cérebro

Peixes, cereais, ovos, frutas frescas. Esses alimentos são ricos em Ômega 3, substância importante para a preservação da memória e melhora do aprendizado. O Ômega 3 é um dos constituintes dos neurônios e ajuda a acelerar as respostas cerebrais.

 

Essas são alguns dos pontos importantes para manter seu cérebro saudável e melhorar, dessa forma, seu raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas.

Comece já a exercitar seu cérebro e melhore seu desempenho em provas e se torne uma pessoa mais preparada para resolver os problemas do dia-a-dia.

Seu cérebro já está treinado para os desafios do dia-a-dia?

Então venha se preparar para o concurso dos sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *