CONCURSO COLÉGIO NAVAL – TUDO SOBRE

CONCURSO COLÉGIO NAVAL - TUDO SOBRE

CONCURSO COLÉGIO NAVAL - TUDO SOBRE

INFORMAÇÕES DADAS PELA MARINHA

. O Colégio Naval (CN) é a instituição de ensino médio da Marinha do Brasil. Sendo assim, fundado em 1949 e sediado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, a instituição tem como propósito realizar o ‘’Curso de preparação de aspirantes’’, visando uma futura seleção para o ingresso na Escola Naval (EN).

. Entretanto, os alunos do Colégio Naval realizam também o ensino básico em nível médio, sendo reconhecido pelo ministério da educação (MEC) e também estudam o ensino militar naval. Contudo, além das diversas disciplinas ministradas em nível médio, os alunos estudam Língua inglesa, Língua espanhola e informática.

. Sobretudo, o ingresso no Colégio Naval ocorre através de um concurso público, que ocorre anualmente, feito pela Marinha do Brasil. Entretanto, para poder realizar o concurso há diversos critérios. Portanto, para esclarecer dúvidas, vamos falar sobre o concurso, seus requisitos, o que é necessário e tudo sobre a prova. Vamos lá!

Fonte: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=noticias/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-o-col%C3%A9gio-naval

. SOBRE O CONCURSO E SEUS REQUISITOS

. Conforme dito anteriormente, o concurso de ingresso ao Colégio Naval ocorre anualmente, ou seja, todos os anos a Marinha do Brasil disponibiliza vagas para que você possa estudar nessa instituição.

. Para efetuar a inscrição, é necessário cumprir alguns requisitos, dentre eles pagar a ‘’taxa de inscrição’’ que custa aproximadamente $105,00.

. Assim como em qualquer outro concurso das forças armadas, para poder se inscrever tem um limite mínimo e máximo de idade. Para ingresso no Colégio Naval é necessário ter idade mínima de 15 anos e possuir menos de 18 anos no ano de ingresso no Colégio.

. As inscrições para o concurso normalmente iniciam no mês de abril e encerram no mês de maio. Contudo, a realização da prova costuma ser no mês de agosto.

SOBRE A PROVA

. Após inscrito no concurso, o candidato fará a prova para ingresso ao Colégio naval, que é dividida em dois dias, funcionando da seguinte maneira:

  . 1 dia:

  • 20 questões de matemática
  • 20 questões de inglês

. Com duração de 5 horas para a realização das 40 questões.

 

 . 2 dia:

  • 12 questões de estudos sociais
  • 18 questões de ciências
  • 20 questões de língua portuguesa
  • Uma redação dissertativa argumentativa

. Com duração de quatro horas para a realização das questões mais a redação.

PRÓXIMAS ETAPAS

. Após apto na prova, o candidato irá para as próximas etapas do concurso, conforme apto em todas seguirá para o ingresso no Colégio Naval. Sendo assim, as próximas etapas são:

  • Inspeção de saúde
  • Teste físico
  • Teste psicológico
  • Verificação de documentos
  • Heteroidentificação para os candidatos autodeclarados preto ou pardo
Colégio naval
Concurso

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

. Após apto na prova e nas demais etapas do concurso, o candidato irá para o Colégio Naval, conforme dito anteriormente situado na região de Angra dos Reis – RJ. O curso de preparação de aspirantes tem uma duração de 3 anos no regime de semi-internato. Após esses 3 anos de estudos no Colégio Naval, o aluno fará a prova para ingresso à Escola Naval, onde estudará por mais um tempo para então se formar um oficial da Marinha do Brasil. Entretanto, durante esse tempo de curso o aluno receberá bolsa-auxílio, assistência hospitalar, alojamento, plano odontológico e alimentação.

SOBRE AS REMUNERAÇÕES

. Enquanto aluno do Colégio Naval receberá a bolsa-auxílio que equivale cerca de $1050,00. Porém, após aprovado em todas as etapas do colégio, escola, a remuneração (salário) pode chegar a cerca de $10.000 mensalmente.

. Enfim, gostou? Então, nessa edição falamos sobre o Colégio Naval, acesse o blog para conferir tudo sobre outros diversos concursos militares e dicas de estudos! Não fique de fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *