CONCURSO MILITAR – QUAL CARREIRA SEGUIR?

concurso militar

. É o sonho de muitos dos jovens se tornarem um militar de carreira de uma das nossas três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), porém muitos deles ainda não se encaixaram em qual força querem ingressar ou qual concurso irão prestar. Com o intuito de lhe ajudar, deixarei listado e com dicas os concursos mais procurados na área militar atualmente de todas as três forças.

MARINHA

Marinha

APRENDIZ DE MARINHEIRO - EAM

. Para você que tem o sonho de entrar para a Marinha do Brasil, separamos dois dos principais e mais concorridos concursos que ocorrem anualmente para ingresso nessa força.

 

 

O concurso de aprendiz de marinheiro tem como finalidade formar marinheiros, que é a patente inicial para a carreira de praça na marinha. É uma ótima porta de entrada para os jovens que tem o sonho de ser um militar da marinha que possuem de 18 até 21 anos e tem o ensino médio completo ou está no último ano. O concurso ocorre anualmente e as vagas ofertadas são somente para o sexo masculino. A prova dispõe de 50 questões sendo divididas em matemática, português, ciências (questões de química e física) e 5 questões de inglês. É um concurso de nível fácil em relação aos outros por ser de ingresso com uma patente mais baixa, porém ao se formar poderá chegar até suboficial. Após ser aprovado no concurso e nas demais etapas, passará por um regime de internato em uma das escolas de aprendiz durante 1 ano, recebendo auxílio odontológico, hospitalar, salário, e dentre outros. Todas as demais informações estão contidas no edital, no site da marinha.

https://www.marinha.mil.br/

 

 

EXÉRCITO - ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS ESA

. Para você que tem o sonho de ser um militar do Exército, separamos um dos melhores concursos de ingresso, que tem um nível não tão difícil podendo até mesmo ser considerado o concurso mais fácil para ingressar no exército em comparação com os demais.

 

. A escola de sargentos das armas tem como finalidade formar terceiros sargentos de diversas especialidades. Seu concurso ocorre todos os anos e é bastante visado pelos jovens que desejam ingressar no Exército brasileiro. Sua prova dispõe de 40 questões sendo elas de: Português, matemática, história do Brasil, geografia do Brasil e somente 5 questões de inglês. Com um diferencial dos demais concursos, também é cobrada uma redação dissertativa argumentativa. Diferente dos demais também é ofertada vagas para o sexo feminino, músicos e técnicos em enfermagem. Basta ter entre 18 a 24 anos para as áreas que não sejam música e enfermagem, e de 18 a 26 anos para músicos e técnicos em enfermagem. Após apto em todas as etapas, irá para a escola de sargentos das armas que fica situada na região de Três corações – Minas Gerais, em período de formação durante 2 anos. Ao se formar ganhará um diploma reconhecido como nível superior e seguirá carreira podendo chegar até subtenente. As demais informações se encontram no edital do concurso.

http://concurso.esa.ensino.eb.br/site/

AERONÁUTICA - ESCOLA DE ESPECIALISTA EEAR

. Para você que tem o sonho de ser um militar da aeronáutica, separei o concurso com mais relevância, um dos mais procurados e também o ‘’mais fácil’’ para se ingressar na aeronáutica.

 

. A escola de especialista da aeronáutica tem como finalidade formar terceiros sargentos de diversas especialidades que a aeronáutica oferece. Assim como a ESA, também são ofertadas vagas para o sexo feminino e para o masculino. Esse concurso dispõe de uma prova com 96 questões (bastantes em relação aos demais) divididas em: Português, matemática, física e inglês. Para poder prestar esse concurso é necessário ter de 18 a 24 anos, ter concluído o ensino médio ou estar no último ano. A formação de um sargento especialista dura em torno de 2 anos, em regime de internato na escola de especialistas situada em Guaratinguetá – SP. Depois de formado poderá seguir carreira podendo chegar até suboficial. As demais informações se encontram no edital do concurso.

https://ingresso.eear.aer.mil.br/

Exército
Aeronáutica
ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA

SOLDADO FUZILEIRO NAVAL

Ao contrário do que muitos pensam, a Marinha não é composta somente de marinheiros. Dentro dela também estão presente os militares Fuzileiros Navais que são considerados a tropa de elite da Marinha do Brasil, homens altamente capacitados e bem treinados para qualquer tipo de situação, assim são conhecidos. O concurso para soldado fuzileiro naval ocorre anualmente e sua prova dispõe de 50 questões somente de português e matemática, sendo 25 questões de cada matéria. Para poder participar do concurso é necessário ter de 18 a 21 anos, ser do sexo masculino possuir ensino médio completo ou estar no último ano e dentre outros requisitos. Após apto em todas as etapas do concurso, ficará em regime de internato em um período de 4 meses em uma das escolas de formação de soldado fuzileiro naval que estão localizadas ou no Rio de Janeiro ou em Brasília, que fica a sua escolha. Depois de formado poderá seguir carreira podendo chegar até suboficial. Para mais informações acesse o edital do concurso no site da marinha.

https://www.marinha.mil.br/cgcfn/?q=inicio

CONCURSO

Após ter se encaixado em um dos concursos, analise com calma o edital de sua prova, anote todo o conteúdo que cairá na prova, faça um cronograma de estudos, fique de olho na data de inscrição e estude bastante para obter sua aprovação!

 

Você pode estudar junto comigo para diversos concursos militares, curso de matemática focado no seu edital, com acompanhamento pessoal e de primeira, visite o meu site! 

Matemática Passo a Passo | Prof.Tiago Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *