CRONOGRAMA DE ESTUDOS: DICAS

estudos

CRONOGRAMA DE ESTUDOS: SAIBA COMO MONTAR UM

cronograma de estudos

A IMPORTÂNCIA DE UM CRONOGRAMA PARA APROVAÇÃO EM CONCURSOS

. Acredito eu, que todo concurseiro ou vestibulando já sentiu aquela sensação de estar estudando muito, porém não ter rendido nada. Então, isso ocorre quando você começa a priorizar passar horas e horas com a cara no livro sem se quer tenha tido um planejamento anteriormente. Portanto, para que seus estudos tenham um bom rendimento, faz-se necessário que você tenha organização. Contudo, ter um cronograma de estudos pode ser o diferencial para acelerar o processo de aprendizagem, logo é de suma importância saber montar um.

. Portanto, independente se você estuda para vestibular, enem, concurso público, militar, ou busca apenas aprimorar seus conhecimentos, é primordial a organização através de um cronograma de estudos.

. Sendo assim, confira as dicas que elaborei para que você se organize melhor e busque a sua aprovação na universidade ou no seu concurso.

VAMOS AS DICAS

. CONHEÇA A SUA ROTINA PARA MONTAR SEU CRONOGRAMA

Seu cronograma de estudos precisa ser adaptado com a sua rotina, portanto é crucial planejar todo o seu dia-a-dia, pois de nada adianta montar um planejamento de estudos levando em consideração um tempo que você não possui. Então, faça uma análise de sua rotina. Separe os horários que são pré-determinados para outras atividades como: trabalho, escola, ou alguma outra coisa que seja indispensável da sua rotina.

. Após ter separado os momentos já preenchidos com suas demais tarefas, é a hora de encaixar os seus estudos. Portanto, ao final encaixe os estudos nos horários disponíveis em seu cronograma (sem esquecer-se de priorizar, é claro).

 

. SEPARE OS HORÁRIOS E OS CONTEÚDOS

. Após ter separado os horários para os estudos, é o momento de encaixar as matérias e os conteúdos no seu cronograma. Portanto, separe da melhor maneira que se adeque ao seu gosto, com o intuito de facilitar os seus estudos.

. Portanto, se gosta de estudar matemática isolado em 1 dia, encaixe no seu melhor dia.

. Gosta de estudar História com português? Encaixe um horário para história e outro para Português. E assim em diante.

CRONOGRAMA DE ESTUDOS: SAIBA COMO MONTAR UM
estudos

COLOQUE-AS EM PRÁTICA E TURBINE SEUS ESTUDOS

. SEPARE SEU MATERIAL COM ANTECEDÊNCIA

Paralelo ao cronograma de estudos, é de suma importância separar o material que será utilizado com antecedência, pois assim evitará estresses que podem causar em uma procrastinação. Então, sempre no final do dia, reserve 10 minutos para separar o que será utilizado no dia seguinte. Evitará imprevistos e irá facilitar os seus estudos, fazendo com que cumpra o seu cronograma.

 

. TENHA UM METÓDO DE ESTUDOS

Conhece ou já pesquisou sobre métodos de estudos? Eles te ajudam a organizar a maneira de estudar, além de um cronograma e impulsionam sua capacidade de aprender. Portanto, vamos observar aqui duas técnicas de estudos bastante conhecidas:

  • Método PomodoroA Técnica Pomodoro foi desenvolvida por um  italiano para melhorar a capacidade de concentração. Contudo, ela consiste em reservar tempos para estudo sem qualquer interrupção, intercalados com momentos de descanso. Logo, a dica é estudar direto por 30 minutos, sem parar. Evite as distrações e cronometre meia hora: 15 minutos para ler a matéria, por exemplo, e outros 15 para montar um resumo. Ao fim da contagem, descanse por 7 minutos e depois tome outros 30 minutos para estudar e assim por diante.

 

  • Curva do esquecimento: Já sentiu  aquela sensação que os dias vão passando e você já está esquecendo tudo que estudou na semana passada? Então, a técnica da curva do esquecimento visa impedir que isso aconteça. Por isso, você precisa fazer revisões constantes das matérias. O método estabelece três revisões para cada conteúdo estudado: uma 24 horas depois, outra após sete dias e outra depois de um mês. Portanto, use os resumos que você mesmo fez dos seus estudos, pois quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para relembrar as matérias é menor.

 

. Então, essa foi a dica de hoje. Cronograma de estudos e como saber montar um. Portanto, quer ficar por dentro de outras dicas? Passe em nosso blog e confira outras diversas que irão alavancar os seus estudos e te levar até a sua aprovação, seja em concurso, vestibular ou até mesmo na prova do colégio.

One Response to “CRONOGRAMA DE ESTUDOS: DICAS”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *