DICAS: COMO ESTUDAR PÓS-EDITAL PUBLICADO

capa dicas edital

DICAS: ESTUDOS PÓS EDITAL PUBLICADO

DICAS: ESTUDAR PÓS-EDITAL PUBLICADO

VAMOS JUNTOS!

. Inegavelmente, sabemos que o caminho para a conquista da aprovação em concursos públicos, aprovação em vestibulares, envolve diversas variáveis e constantes. Portanto, uma das mais importantes é saber organizar os estudos pós-publicação do edital, seja de concurso público ou vestibular.

. Sobretudo, a publicação do edital, que é o guia do concurseiro ou vestibulando, muda completamente a dinâmica dos estudos. Então, é preciso que alguns ajustes sejam feitos na maneira como você estuda para conquistar a sua aprovação.

. Contudo, quando publicado o edital de um concurso ou vestibular, as provas são aplicadas em um curto período de tempo, entre 2 a 4 meses. Então, saber como programas os seus estudos é de suma importância, pois uma organização final mal feita pode comprometer a sua aprovação.

. Conforme dito, veremos aqui então algumas dicas para você dar um ‘’up’’ nos seus estudos pós-edital.

VAMOS ÀS DICAS!

. LEIA E ANALISE TODO O EDITAL

. É de suma importância ler todo o edital. Entretanto, muitos dão somente aquela lida nos conteúdos programáticos de cada matéria, onde isso pode fazer com que você perca detalhes importantes. Uma boa estratégia é compará-lo com o de sua prova anterior a fim de saber se ocorreram mudanças, tanto nas exigências quanto no conteúdo programático.

 

. VERIFIQUE QUAL DISCIPLINA TEM UM PESO MAIOR

. Não muito decorrente em concursos públicos, porém bastante usual em provas de vestibulares é o sistema de pesos. Contudo, consiste em: cada curso tem uma matéria em que você ganha mais pontos por questão acertada. Onde, o candidato que deseja cursar letras, deverá ter uma boa nota nas matérias de humanas. Portanto, saber qual é o peso do seu curso irá facilitar na organização de seus estudos.

 

. PLANEJAMENTO DOS ESTUDOS

. Conforme dito anteriormente, após a publicação do edital, o tempo entre publicação – prova é curto. Então, você tem que traçar metas e se organizar para não perder tempo. Por conta desse fator, é necessário que você faça uma organização em seus estudos, dando ênfase nos principais pontos:

  • Cronograma.
  • Carga horária.
  • Priorização de matéria e conteúdo.
  • Revisão e prática de exercícios.
estudar

COLOQUE-AS EM PRÁTICA E CONQUISTE A SUA VAGA!

. PRIORIZE DISCIPLINAS COM MAIOR PESO

. Para quem irá prestar provas de vestibulares, é de suma importância enfatizar mais as matérias com um peso maior. Portanto, uma boa maneira de enfatizar determinada matéria é:

  • Estudar por maior tempo essas disciplinas.
  • Praticar mais, fazer mais exercícios.
  • Bater todo o conteúdo programático dessas disciplinas.

. Pois, assim você terá uma maior porcentagem de obter a sua aprovação no seu vestibular ou concurso público.

. NÃO ESQUECER-SE DAS DEMAIS MATÉRIAS

. Entretanto, quando falamos em priorização, não queremos dizer para esquecer as demais matérias. Pois, muitas das vezes é estabelecida uma ‘’média mínima’’ por cada matéria para que o candidato não seja eliminado. Logo, deixar essas matérias de lado para focar apenas no que tem um peso maior, poderá custar a sua aprovação. Portanto, é aí que entra em jogo o fator ‘’cronograma de estudos’’ onde você deve organizar todo o seu estudo até a data da prova.

 

. Resumidamente

. mais importante do que saber tudo de todos os conteúdos cobrados no edital, é ter em mãos a estratégia correta para que acerte o maior número de questões possíveis. Contudo, principalmente da matéria que possui um peso maior, no caso dos vestibulares e alguns concursos públicos. Portanto, seguindo às dicas, você saberá como organizar os seus estudos pós-edital aumentando a sua margem de aprovação. Bons estudos e um ótimo planejamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *