DICAS DE MATEMÁTICA – CONCURSO EFOMM

marinha mercante

DICAS DE MATEMÁTICA - CONCURSO EFOMM

CONCURSO EFOMM

MATEMÁTICA PARA A MARINHA MERCANTE

. Sábado, falamos sobre o concurso da Escola de Oficiais da Marinha Mercante. Logo, hoje, vamos focar em sua prova. Principalmente na parte de matemática. Pois, conforme sabemos, é a matéria onde os alunos possuem o maior nível de dificuldade, contudo as notas costumam ser mais baixas e reprovarem mais os candidatos.

. Primeiramente, é primordial a leitura do edital. Principalmente a parte onde é falado sobre os conteúdos de matemática que na prova serão e poderão ser cobrados. Portanto, um erro inicial dos candidatos é não se atentar a leitura do edital, que por vez é o guia do candidato.

. Então, vamos conferir algumas dicas que com certeza irão impulsionar os seus estudos e irá garantir uma melhor nota em relação à matemática.

. ANALISE DE PROVAS ANTERIORES E CONTEÚDOS QUE MAIS CAEM

. Após feita uma análise das últimas 10 provas anteriores da EFOMM, percebi que esses conteúdos que irei listar abaixo, são os mais recorrentes em prova. Portanto, outros até mesmo nunca deixam de aparecer. Sendo eles:

  • Conjuntos e conjuntos numéricos.
  • Desigualdades.
  • Razão, proporção e regra de três.
  • Teoria dos números.
  • Progressões (Apesar de não ter aparecida nos 2 últimos, costuma ser decorrente.)
  • Trigonometria.
  • Números complexos e polinômios (Cai direto!).
  • Inequação produto e quociente. Função do primeiro grau e quadrática.
  • Função exponencial, função logarítmica, matrizes e determinantes, sistema lineares.
  • Análise combinatória, probabilidade, estatística, limite e continuidade (Cai direto!).
  • Derivada e Integral. (Muito decorrente nos 2 últimos anos!).
  • Toda e geometria analítica. (Muito importante).
  • Geometria espacial.

. Portanto, esses são os conteúdos de matemática mais abordados na prova da EFOMM. Logo, devemos ver o que fazer para intensificar os estudos e maximizar esses conteúdos. Obtendo assim, uma maior chance de aprovação.

DICAS BÁSICAS

. O QUE FAZER COM ESSES CONTEÚDOS?

. Conforme dito, os conteúdos listados acima são os mais decorrentes na prova da EFOMM. Logo, para obter uma maior porcentagem de acertos na prova, você deve estudar maximizando os mesmos. Mas como fazer isso? Revisando-os mais. Praticando mais exercícios dos mesmos. Entretanto, sem se esquecer dos demais. Pois, a prova por mais que siga um padrão, ela é imprevisível, podendo nos pegar de surpresa. Então, dê mais ênfase a esses conteúdos em sua rotina de estudos.

 

. FAZER OS EXERCÍCIOS DAS PROVAS ANTERIORES

. Conforme sabemos, os conteúdos listados acima são de provas anteriores. Logo, o melhor a se fazer é visitar essas provas e resolver as questões desses conteúdos. Pois, assim você saberá como a Marinha cobra os assuntos, partes específicas e pegadinhas. Então, pegue as provas dos últimos 10 anos e refaça-as. Se possível, monte até mesmo um simulado com as questões das mesmas.

DICAS DE MATEMÁTICA - CONCURSO EFOMM

PRA FINALIZAR

. FORTALECER A MATEMÁTICA BÁSICA

. Ao observarmos os conteúdos listados acima, percebemos que todos são de nível médio avançado. Logo, para podermos ter uma boa produtividade quando estudarmos esses conteúdos, faz-se necessário ter uma matemática básica forte. Então, se você não tem uma boa base de matemática, volte e estude aprofundadamente todos os conteúdos básicos.

 

. ACREDITE QUE É CAPAZ!

. Muitos são os alunos que tem medo da matemática. Uns, até desistem de estudar para concurso quando ficam ciente de que terá matemática. O primeiro passo para superar o medo e aprender de vez é encarando o mesmo. Se entregue e estude muito que a sua aprovação vira. Não desista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *