DICAS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS

DICAS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO

Quem nunca?

. Qual concurseiro nunca ficou apreensivo quando se deu conta que aquele tão desejado concurso tinha uma prova de redação? Pois é, para muitos estudantes e concurseiros a redação é um ‘’bixo papão’’. Sendo assim, a redação costuma causar muitas dores de cabeça em quem deseja prestar concursos públicos e vestibulares, pois é nesse momento em que nosso conhecimento linguístico, ortográfico e gramatical é colocado em prática, a critério dos corretores, que julgarão se somos ou não bom entendedores e dominantes da nossa língua portuguesa.

. Contudo, embora dissertar uma boa redação não seja uma tarefa tão fácil, existem algumas dicas que podem ajudar você a organizar melhor o seu texto. Então, separei aqui para você algumas delas que com certeza irão dar um levante na nota da sua redação. Confira!

VAMOS AS DICAS!

1) LEIA!

. Todo bom escritor, também é por obrigação, um bom leitor. Pois, quando lemos, adquirimos novas ideias e absorvemos o funcionamento da língua na prática. Embora a gramática apresente diversas regras para uma escrita correta, não serão todas as vezes que mostrarão situações usuais. Portanto, conforme dito, ler é o melhor aprendizado para quem deseja aprimorar o mecanismo da língua e ampliar o vocabulário, o qual conta muito na prova, seja ela qual for.

2) PRATIQUE A ESCRITA

Treine a sua escrita, pois a prática faz um bom escritor. Sendo assim, o aprendizado fica ainda mais sólido em nosso cérebro quando temos alguém para nos orientar, portanto, escreva muito. Porém, sempre que possível atente-se em procurar alguém com conhecimento específico na área para poder apontar seus erros a fim de obter melhores resultados.

3) ESTUDE PONTUAÇÃO

. Saiba fazer um bom uso da pontuação. Entretanto, estude com afinco essa parte da língua portuguesa, pois períodos longos podem tornar a leitura cansativa e deixar a escrita mais sujeita a erros relacionados à coerência e à coesão textual. Sendo assim, saber quando fechar períodos com um ponto final, fazer enumerações, saber as regras usual da vírgula acarretará em mais pontos na sua redação.

DICAS DE RADAÇÃO PARA CONCURSOS

PRA FINALIZAR

4) SEJA OBJETIVO

. A objetividade é um fator que conta muito para o corretor de redação. Então, evite o famoso ‘’encher linguiça’’ no texto. Vá direto ao ponto, por mais que não tenha muitos argumentos a falar sobre o tema. Conforme dito, enrolar muito vai acarretar em perca de pontos, erros linguísticos e gramaticais, algo que não será nada benéfico para a sua nota.

 

5) SEJA ESTRATÉGICO

. Normalmente, a redação é a última atividade da prova ou concurso. Entretanto, isso não quer dizer que você deva deixa-la par ao final. Em diversos concursos, a nota da redação tem um peso maior do que a nota da prova objetiva, às vezes você pode ter não ido muito bem na objetiva, porém arrasou na redação, sendo assim tomando à frente do candidato que acertou mais na objetiva e não foi tão bem como você na redação. Então, é bom já no início você ficar ciente de qual é o tema, separar alguns argumentos, mentalizar e começar a prova.

. Enfim, as dicas aqui ditas foram feitas para você poder tirar uma nota melhor na redação. Entretanto, é bom salientar que não há uma fórmula mágica para o sucesso, somente a prática. Então, quanto mais você praticar, ler, escrever, elaborar temas, mais preparado você estará para o dia da sua prova. O segredo é a persistência e a insistência. Bom trabalho e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *