
DICAS DO PROFESSOR TIAGO - CONFIRA

VAMOS JUNTOS!
. Hoje, as dicas de estudos serão diferenciadas, onde o professor Tiago Machado – Matemática passo a passo, utilizará não somente o seu conhecimento acadêmico para passar dicas, mas também a sua experiência de vida. Portanto, fatores importantes serão abordados, e dentre eles estão: hiperatividade, ansiedade, nervosismo e déficit de atenção.
. Contudo, vamos embarcar nessa caminhada e ficar de olho na importância de pequenos pontos, que podem fazer a diferença na sua rotina de estudos.
VAMOS ÀS DICAS!
. USE CORES A SEU FAVOR:
. Seja em mapas mentais, na organização de agenda ou até mesmo em anotações. Portanto, use canetas de cores diferentes para destacar pontos importantes. Contudo, o Professor Tiago, que tem transtorno de Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e dislexia, usa de sua própria experiência para repassar o aprendizado da forma que qualquer um possa aprender. Tendo, pois, cuidado com o visual da aula, para os que sofrem do mesmo transtorno.
. Conforme dito, o professor Tiago faz uma ressalva: Cores vivas ajudam na atenção e na memorização do aluno. Portanto, fazendo também que o aluno não se canse durante a aula enquanto recebe informações.
. CONTROLE ESTRESSE E ANSIEDADE
. É normal a ansiedade aparecer quando estiver perto das provas. Entretanto, é primordial não deixar que o sentimento domine todo o seu dia, atrapalhando a sua rotina a ponto de não te deixar revisar ou fazer suas tarefas. Portanto, o professor Tiago, que já teve casos graves de ansiedade, ressalva: Caso tenha problemas com ansiedade e estresse que forem crônicos, ou seja, com uma duração maior de 2 meses, é necessário buscar orientação médica, pois eles irão afetar diretamente os seus estudos. Portanto, afetando mais do que a memória e concentração, mas também provocando baixa imunidade e dores de cabeça.
. Separar algumas horas do dia para realizar atividades de lazer, como por exemplo: yoga, ajuda no controle do sintoma, porém quando vira transtorno, é necessário o acompanhamento de um especialista.
. ARRUME O SEU LOCAL DE ESTUDOS
. Para quem tem TDAH, estudar em um ambiente desorganizado pode se tornar uma grande distração. Portanto, para evitar que a bagunça externa leve sua atenção para outro local, procure manter seu cantinho de estudos sempre organizado e limpo, pois dará ao seu cérebro uma sensação de tranquilidade e ordem necessária para a concentração. Contudo, se vai estudar matemática, mantenha por perto somente itens necessários para o estudo dessa matéria.

ACREDITE NO SEU POTENCIAL E CONQUISTE A APROVAÇÃO
. FAÇA PAUSAS BREVES
. Fazer uma pausa breve de 5 a 10 minutos é de suma importância. Contudo, uma pausa para beber água, comer alguma coisa, faz-se necessário principalmente para quem tem TDAH e ansiedade, pois pessoas que carregam esse transtorno tem uma dificuldade maior de manter a concentração por um longo período. Portanto, quando o foco começar a dispersar, é momento de dar uma breve pausa.
. NÃO PROCRASTINE
. Evite ao máximo procrastinar. Principalmente se você tem transtornos de ansiedade. A procrastinação faz com que esse transtorno aumente cada vez mais. Então, se você criou um plano de estudos, siga-o e não deixe para depois. Afinal, muitas vezes a vontade de estudar é baixa, porém as consequências dessa procrastinação virão.
. ACREDITE NO SEU POTÊNCIAL
. Embora haja o que é que seja andando contra sua maré, sobretudo se faz primordial não deixar de acreditar que é capaz. Pois, todos nós somos. Ninguém é melhor do que ninguém. Portanto, o esforço e o trabalho duro trazem resultados independentes da situação que seja. Certifique-se de que está dando o seu melhor e o seu objetivo será alcançado, entretanto, seja o primeiro a acreditar que ele é possível.
Deixe uma resposta