EAM – Saiu o edital da Escola de aprendizes de marinheiros 2019 -Muitas Novidades

EAM – Saiu o edital da Escola de aprendizes de marinheiros 2019, Com Muitas Novidades

As inscrições já iniciam dia 23/01 e vai até dia 13/02 são no total de 1000 vagas divididos por estados. A data da prova ainda não foi definida, mas acreditamos que possa acontecer em Abril ou Maio. As inscrições acontecem no site da própria marinha

Requisito ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2020, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012;

A prova escrita, que terá duração de 4 (quatro) horas, será constituída de 50 (cinquenta) questões sendo:

– 15 (quinze) questões de Português;

– 15 (quinze) questões de Matemática;

– 15 (quinze) questões de Ciências (Física e Química); e

– 05 (cinco) questões de Inglês.

Embora agrupadas em um único caderno de prova, as questões das disciplinas de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês serão tratadas como independentes e elaboradas. Cada questão da prova escrita valerá 2 (dois) pontos. A prova escrita valerá de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e serão considerados eliminados do CP os candidatos que obtiverem: – nota inferior a 50 (cinquenta) pontos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), em toda a prova; ou – nota inferior a 10 (dez) pontos nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências (Física e Química). O candidato eliminado na forma do subitem anterior deste Edital não terá classificação alguma no concurso público.

Além das matérias normais cobradas nas outras matérias, agora a prova em matemática vem pegando cobrando de verdade do ensino médio como:

ÁLGEBRA – Conjuntos: Tipos de conjuntos, conjuntos Numéricos (N, Z, Q, Irracionais). Subconjuntos dos números reais. Operações entre conjuntos dos números reais. Problemas com conjuntos finitos. Conjuntos e Subconjuntos, Conjuntos das Partes. Intervalos com os números reais, operações com intervalos dos números reais, Produto Cartesiano, Plano Cartesiano, Relação Binária. Função: Noção de função, operações com função, função constante, função linear, função afim, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, gráfico de função. Operações com Números: Razão e proporção, regra de três simples, regra de três composta, grandeza direta e inversamente proporcional, porcentagem, juros simples. Potenciação e radiciação. Princípio de Contagem: Princípio Fundamental da Contagem, Fatorial, Permutação Simples, Permutação com repetição, Combinação Simples. Probabilidade: Princípio da Inclusão e Princípio da Exclusão, Probabilidade Simples. Matrizes e determinantes: Propriedade das Matrizes, Operações com matrizes, propriedades dos determinantes, operações com determinantes. Monômios e Polinômios: Operações. Fatoração Equações Algébricas: Equações e inequações do primeiro e segundo graus. Frações algébricas.

Estude com quem pode te ajudar na sua aprovação

TRIGONOMETRIA – Trigonometria no triângulo retângulo: Relações de seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo, operações com as relações trigonométricas no triângulo retângulo, relações trigonométricas em um triângulo qualquer. Circunferência Trigonométrica: relações trigonométricas na circunferência: seno, cosseno, tangente, cotangente e cossecante. Relações trigonométricas: As relações fundamentais entre seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante.

GEOMETRIA PLANA – Ângulos: operações com ângulos, ângulos complementares, suplementares. Teorema de Thales: operações em retas paralelas, propriedades. Aplicação do Teorema de Thales. Polígonos: reconhecimento dos polígonos, polígonos convexos regulares, polígonos quaisquer. Cálculo da diagonal, número de diagonais, soma dos ângulos internos, soma dos ângulos externos, ângulos internos e ângulos externos. Áreas dos polígonos. Triângulos: Classificação dos triângulos, congruência de triângulos, semelhança de triângulos. Pontos notáveis dos triângulos, principais cevianas no triangulo. Operações com os triângulos. Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Perímetros. Área dos triângulos. Quadriláteros: Classificação dos quadriláteros, propriedades dos quadriláteros, pontos notáveis dos quadriláteros. Operações com os quadriláteros. Área dos quadriláteros. Perímetro

Achei o edital bem mais puxado em relação aos outros anos da prova. É uma novidade eles cobrarem matérias bem a cara de EEAr e ESA. A dica é usar provas anteriores de concursos como pós-médio da faetec-RJ, quando o aluno termina o ensino médio e faz o curso técnico para se basear.

Uma outra boa ideia é se preparar, pelo menos em matemática, com materiais da prova da esa ou eear, pois assim estará estudando uma vez para duas provas diferentes. E com um nível de cobrança que creio que vai cobrar ser cobrado nesta prova.

Fontes:

Edital da EAM 2019

Local de inscrição no Site Marinha ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *