O edital da ESA vai sair em fevereiro, você já está se preparando?

A ESA – Escola de Sargentos das Armas – anunciou que seu edital será publicado neste mês de Fevereiro. Novidade em relação aos outros anos, em que o Edital era publicado em Março.

Comece já a se preparar 

Outra novidade para o Concurso é a adição da uma nova matéria: o inglês. O documento publicado no site já informa, inclusive, a relação de conteúdos e bibliografia recomendada. Veja aqui!

Sendo assim, agora são 5 matérias presentes na prova, além da redação:

– Matemática;

– Português;

– Inglês;

– História;

– Geografia do Brasil.

A formação dos alunos da ESA tem a duração de dois anos e é dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é realizado em 12 diferentes Organizações Militares, distribuídas de Norte a Sul do país.

No período de qualificações o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Esta fase é centralizada na própria ESA, localizada em Três Corações, na EsSLog, no Rio de Janeiro e no Centro de Aviação do Exército, em Taubaté.

 

Em 2018 foram abertas 1100 vagas para a carreira de Terceiro Sargento pela escola, sendo 910 para Geral/Aviação Masculino, 100 para Geral/Aviação Feminino, 30 para Música e 60 para Saúde (Técnicos em Enfermagem). Foram registrados cerca de 94000 inscritos no concurso. Ficando a relação candidato/vaga da seguinte forma:

  • 75 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Masculino);
  • 171 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Feminino);
  • 78 candidatos/vaga para a ÁREA Música; e,
  • 93 candidatos/vaga para a ÁREA Saúde.

O concurso é composto por diversas etapas. O Exame Intelectual é a primeira delas, a segunda a Análise de Títulos. A seguir a Inspeção de Saúde e a quarta fase: o Exame de Aptidão Física. A quinta se aplica apenas ao concurso para a área de Música, o Exame de Habilitação Musical. As últimas etapas são a Revisão Médica e a Comprovação dos Requisitos Biográficos.

Os candidatos aprovados em todas essas fases iniciarão sua formação, recebendo remuneração enquanto alunos de R$1066,00.

Os pré-requisitos para inscrição no concurso são:

– Ser Brasileiro nato ou naturalizado;

– Ter concluído o ensino médio antes do encerramento do concurso;

-Possuir no mínimo 17 e no máximo 24 anos, exceto para as áreas de música e saúde, que tem máximo de 26 anos. Idade de referência em 31 de dezembro do ano da matrícula;

– Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e Justiça Eleitoral;

– Se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m ou se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55m;

 

Tem o sonho de ser Sargento do Exército Brasileiro? Preenche todos os requisitos? Fique de olho em nosso site que em breve divulgaremos informações sobre a publicação do edital, o período de inscrições e todas as novidades do concurso ESA 2019!

One Response to “O edital da ESA vai sair em fevereiro, você já está se preparando?”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *