COMO SEGUIR COMO SARGENTO ESPECIALISTA DE AERONÁUTICA? EEAr/EAGS

Afinal, o que é a Escola de sargento das armas?

O ingresso na escola de sargento especialista da aeronáutica (EEAR) se dá através de um concurso público, prova objetiva de múltipla-escolha que ocorre anualmente, atualmente duas vezes por ano. Uma prova no início do ano, e a outra normalmente no final.  

concurso sargento especialista

SOBRE O CONCURSO

O interessante desse concurso é que as vagas ofertadas não são voltadas somente para o sexo masculino, mas também há vagas para o sexo feminino em diversas áreas de atuação da aeronáutica.

. A prova para ingresso na EEAR se compõe das seguintes matérias:

  • Língua portuguesa
  • Língua inglesa
  • Matemática
  • Física

É de suma importância ficar atento a alguns requisitos cobrados pela aeronáutica para poder prestar o concurso, todos esses requisitos vêm listados no edital, onde também se encontrará todos os conteúdos programáticos de cada matéria, exames e dentre outras informações inerente ao concurso, alguns requisitos a ficar atento, quanto para os homens quanto para as mulheres são:

  • Ter no mínimo 18 e no máximo 24 anos
  • Ter concluído o ensino médio e possuir o diploma e o histórico, ou estar concluindo no ano da prova.

Não possuir antecedentes criminais e estar em dia quanto a documentação (Identidade dentro da validade, titulo eleitor em dia, CPF e dentre outros documentos obrigatórios)

Após passar na prova objetiva, o candidato será submetido a alguns outros requisitos para poder assim ingressar na EEAR, sendo eles:

  • Teste psicológico
  • Exame de saúde
  • Teste físico (Para homens e mulheres, então é importante as meninas se prepararem para manter a forma!!)

A FORMAÇÃO DE UM SARGENTO ESPECIALISTA DA EEAR

Após aprovado em todas as etapas, você irá para a EEAR onde fica localizada na cidade de Guaratinguetá – São Paulo na condição de aluno, onde passará cerca de 2 anos em regime de internato, tendo folgas, período de férias, aprendendo a ser um militar da aeronáutica. Receberá auxilio hospitalar, alimentação e também uma bolsa-auxilio em cerca de $1000. Ao adentrar na EEAR e for se formando um militar, optará por algumas especialidades a qual desempenhará a função até o final de sua carreira, sendo alguma delas:

  •  Especialista em controle de tráfego aéreo (GBCT)
  •  Especialista em estrutura e pintura (GBEP)
  •  Especialista em equipamento de voo (GBEV)
  •  Especialista em comunicações (GBCO)
  •  Especialista em mecânica de aeronaves (GBMA)
  •  Especialista em meteorologia (GBMT)
  •  Especialista em desenho (GSDE)
  •  Especialista em material bélico (GBMB) e dentre outros.
eear 2020

A carreira e os benefícios de um especialista

Após formado terceiro sargento terá uma remuneração de aproximadamente r$3800 até r$4mil, onde será promovido de 7 em 7 anos a segundo sargento, primeiro sargento, até chegar a sub-oficial. Terá convênio com hospitais, serviços odontológicos e até mesmo desconto em algumas universidades por ser um militar da aeronáutica.

Mesmo que tenha se formado como terceiro sargento, poderá por direito se candidatar a uma vaga no curso de formação de oficiais (CFOE) onde pode ser promovido até o posto de coronel, dependendo de sua especialidade.

concurso eear 2020

As inscrições para prova da EEAr normalmente acontecem duas vezes por ano para CFS (Curso de Formação de Sargento) e uma vez para EAGS (Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica) para quem possui alguma formação técnica que esteja dentro do edital do concurso.

As inscrições são feitas no site https://ingresso.eear.aer.mil.br/ normalmente no inicio de janeiro e em meados de agosto de cada ano.

edital da eear

‘’Voar e fazer voar’’ é o lema que identifica os sargentos especialistas da aeronáutica. Esses profissionais são  os especialistas responsáveis por manter as aeronaves da força aérea brasileira (FAB) em funcionamento, e também para dar suporte a estrutura da FAB. ‘’Os especialistas são a essência da força aérea’’. O controlador de tráfego aéreo que conduz uma aeronave a um pouso, o infante que faz a defesa das organizações militares, o mecânico que possibilita o voo das aeronaves, em cada traço da aeronáutica se encontra um esforço do especialista.

Fonte: https://ingresso.eear.aer.mil.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *