Enem: Dicas de matemática

matematica

ENEM: DICAS DE MATEMÁTICA

Enem 2020

Vem comigo!

 

A dica de hoje vai para os vestibulandos que desejam ingressar na área de exatas. No Enem, toda área tem o seu peso. Portanto, cursos como: física, matemática, engenharia, ciências contábeis e dentre outros, exigem um domínio maior com os números.

É sabido que na prova do Enem são cobradas diversas questões para serem resolvidas em poucas horas. Contudo, quanto mais tempo você economizar com questões fáceis, mais tempo terá para investir nas questões de matemática que exigem um pouco mais de atenção.

Então vamos começar as dicas de ouro para alcançarmos a nota tão desejada no Enem!

VAMOS ÀS DICAS

A maioria das questões de matemática e física do Enem exige conhecimento básico da matéria

Após análise das questões do Enem, observamos que a maioria delas exige um conhecimento mais básico da matéria. Outrossim, é que as questões mais avançadas também necessitam de um bom conhecimento do básico da matéria. Portanto, conteúdos como equações, adição, subtração e dentre outros, caem praticamente em todas as questões do Enem.

Tendo em vista esse fator, reforce a sua base. Estude com mais frequência os assuntos básicos, como: potenciação, radiciação, porcentagem, razões e proporções e dentre outros.

 

Interpretação de gráficos matemáticos

A análise de gráficos não existe uma teoria, portanto requer do candidato uma análise geral em relação ao que o gráfico nos mostra para encontrarmos o resultado correto. Sendo, portanto, aquele tipo de questão que te cobra a sua capacidade de prestar atenção e memorização do que se pede.

Aquele tipo de questão que você pode ter a certeza que aparecerá no seu Enem.

Enem

NÃO PERDE O FOCO NÃO!!

Geometria

Normalmente as questões mais abordadas são de áreas das figuras planas, volumes dos sólidos geométricos, semelhança de triângulos, triângulo retângulo e conversão de unidades. Contudo, as questões normalmente já nos apresentam as figuras, deixando mais fácil o rumo que deve ser tomado para chegar até à resposta da questão.

Assim como todo concurso, a prova do Enem também segue um padrão, e questões de geometria na parte de matemática, você pode ter a certeza que também aparecerá na sua prova do Enem.

 

Preste atenção nas questões de matemática que exigem interpretação no Enem

No Enem, é bastante comum as questões terem longos textos e enunciados, dos quais você tem que retirar a conta a ser calculada para resolver o problema. Portanto, na maioria das vezes, a resolução desse problema é simples, sendo em sua grande maioria questões de equação do primeiro e segundo grau ou raciocínio lógico. Entretanto, se você não prestar atenção no enunciado por conta de fatores externos (nervosismo, ansiedade e etc) poderá acabar perdendo uma questão fácil de matemática do exame.

 

Simplifique as contas

A matemática apresenta seus desafios, e justamente por isso a melhor forma de resolver os problemas propostos é facilitando as coisas. Quer um exemplo?

Em muitos casos, você pode transformar uma fração em um número inteiro. Então, caso não tenha essa opção, simplifique as frações.

Portanto, essa é uma daquelas dicas de matemática bem simples, mas que farão você ganhar tempo no ENEM. Ao trabalhar com números menores, encontrará as respostas mais rapidamente, e vai ser mais fácil administrar seu tempo.

One Response to “Enem: Dicas de matemática”


  • João Araújo / / Responder

    Excelente dicas ainda mais para facilitar nossos conhecimentos de matemática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *