ESA: GEOGRAFIA DICAS

ESA - GEOGRAFIA

ESA

VAMOS JUNTOS!

 

. Hoje, vamos encerrar a nossa bateria de dicas para o concurso da Escola de Sargento das Armas do Exército brasileira – ESA. Portanto, já falamos de matemática, redação, história e agora vamos encerrar com geografia. Então, seguindo o mesmo modelo, conforme conhecemos, falaremos a cerca dos conteúdos mais cobrados e decorrentes na prova da ESA quanto a parte de geografia, deixando no final aquelas dicas valiosas para você aplicar na hora de estudar. Ademais, ressalto novamente que: Os conteúdos listados aqui têm uma maior probabilidade de aparecer em prova, pois costumam ser mais decorrentes. Entretanto, não pode ser esquecido de maneira nenhuma de estudar todo o conteúdo programático do edital, pois quanto maior a sua bagagem, maior a sua chance de ser aprovado.

. Vem comigo, vamos aos assuntos e as dicas.

. CONTEÚDOS – GEOGRAFIA – ESA

Conforme breve análise, chegamos à conclusão que os assuntos mais decorrentes quando se trata em geografia, são:

  •  Vegetação;
  •  Energia;
  •  Amazônia;
  •  Hidrografia;
  •  Solos;
  •  Massas de ar;
  •  Região sul;
  •  Relevo;
  •  Cartografia;
  •  Mercosul;
  •  IDH;
  •  Região nordeste;
  •  Clima e massas de ar.

 

Então, esses são os conteúdos mais decorrentes e cobrados na parte de geografia para a prova da ESA. Então, agora vamos relembrar aquelas velhas dicas, que já conhecemos para aprimorar esses conteúdos.

VAMOS ÀS DICAS!

. ÊNFASE EM SEU CRONOGRAMA

Conforme já vimos nas outras dicas, enfatizar os conteúdos em sua rotina de estudos é a melhor maneira de memorizar e aprofundar-se nos mesmos. Então esteja sempre disponibilizando mais horários de estudos para esses conteúdos, pois por serem mais decorrentes, tem uma maior probabilidade de aparecer em prova. Então, quanto mais aprofundado você estiver no assunto, maior será a sua margem de acerto quando se deparar com o mesmo na prova.

 

. CONHEÇA O MAPA DO BRASIL

Saiba onde fica a região sul e seus países. A região nordeste, sudeste, os climas dominantes de cada região, onde predominam as matas e os relevos e dentre outros fatores. Portanto, é de suma importância conhecer o mapa do Brasil, não só para a prova, mas para conhecimento pessoal também. Então, procure ter um em seu cantinho de estudos.

ESA

PRA FINALIZAR

. PRATICAR BASTANTE

Conforme já sabemos também, a prática aperfeiçoa o conhecimento. Então, faça bastantes exercícios e simulados, pois assim saberá o quão amplo está o seu conhecimento quanto o assunto. Portanto, encaixe em sua rotina um dia específico para a prática de exercícios e simulados, a fim de saber como está o seu conhecimento nos assuntos.

 

. ORGANIZE AS IDEIAS

Muitas vezes o conteúdo é denso, e se você precisa ir afundo na geografia sugerimos que você crie anotações de acordo com temas. Portanto, insira fotos, vídeos e links para deixar o material mais rico e mais fácil, para quando você for fazer uma revisão.

 

. DATAS E NOMES – ESA

Conforme foi dito lá nas dicas para história, a ESA quando se trata de geografia segue a mesma linha de raciocínio. Portanto, as questões são cobradas muito diretamente e em cima de pequenos detalhes. Então, não deixe passar em branco as datas e os nomes importantes de cada período.

 

. Enfim, encerramos aqui a maratona de dicas para o concurso da ESA. Portanto, se você curtiu, deixa aí o seu comentário, para que possamos estar fazendo também para os demais concursos. Vamos juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *