ESA: HISTÓRIA DICAS

ESA

ESA - HISTÓRIA

ESA

VAMOS JUNTOS!

 

. Hoje, mais uma vez, vamos de dicas para o concurso da Escola de Sargento das Armas do Exército brasileiro – ESA.  Onde, novamente, após feita uma análise das provas anteriores, pude chegar a conclusão de assuntos que costumam ser mais decorrentes, porém dessa vez na parte de História. Conforme já sabemos, ter em mente os conteúdos mais cobrados de determinada matéria é de suma importância, pois estará lhe ajudando a ter uma base do que pode ser cobrado em prova. Portanto, aumentando assim a sua chance de ser aprovado. Entretanto, não podemos nos esquecer de que também é de extrema importância estudar todos aqueles conteúdos previstos no edital. Ademais, enfatizar os conteúdos mais cobrados é uma estratégia. Não um método de estudo.

. Então, vamos conhecer esses conteúdos e conferir as dicas.

. CONTEÚDOS – HISTÓRIA – ESA

Após breve análise, chegamos à conclusão que os conteúdos mais cobrados quando se trata de história na ESA, são:

  •  Revoltas coloniais (Nativistas e Emancipacionistas);
  •  Revoltas Imperiais (Revolução pernambucana, Grão-Para, Maranhão, Cisplatina, Bahia, Confederação do Equador…);
  •  Revolução de Farroupilha, Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Revolução dos Malês;
  •  Revolução Praieira;
  •  Constituições brasileiras;
  •  Navegações (Expansão marítima portuguesa);
  •  Brasil imperial (Lembrar-se das questões políticas);
  •  Brasil república (Aspectos gerais);
  •  Era Vargas (Faz parte do Brasil república);
  •  Regime militar (Não tão tradicional, entretanto importante)
  •  Brasil na segunda guerra mundial
  •  Período regencial

 

. Então, esses são os assuntos que costumam ser mais decorrentes quando se fala de história na prova da ESA. Portanto, vamos ver algumas dicas de estudos a serem feitas com os mesmos, dicas bastante parecidas com as das outras matérias.

VAMOS ÀS DICAS!

. ATENÇÃO ESPECIAL A ESSES CONTEÚDOS

Conforme já sabemos, priorizar esses conteúdos é essencial, pois assim aumentará a nossa margem de aprovação. Então, encaixe esses conteúdos de forma mais repetitivamente em sua rotina, em suas revisões, faça bastante leitura dos mesmos, aprofunde bastante no conteúdo, memorize legal, fazendo com que o mesmo seja enfatizado em sua memória. Portanto, conforme disse lá no início: Não se esqueça dos demais conteúdos, pois é para dar uma atenção especial, entretanto não estudar somente os mesmos.

 

. FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS

Praticar bastante é a melhor maneira de memorizar determinado conteúdo. Então, faça bastantes exercícios, pois assim você irá ter uma noção do quão vasto está o seu aprendizado quanto o conteúdo.

ESA

PRA FINALIZAR

. FAÇA MAPAS MENTAIS

Sabemos que a matéria de história possui bastantes nomes, datas, períodos e etc. Portanto, uma das melhores maneiras de memorizar tudo isso com mais facilidade é fazendo mapas mentais. Então, faça resumos em fichas, lembretes, mapas em folhas grandes, da forma que preferir, a fim de ficar fácil e prático a sua revisão.

 

. ATENÇÃO A DATAS E NOMES, CARACTERÍSTICA DA ESA

Sabemos que a prova da ESA, quando se trata de história, costuma ser bastante direta quanto às suas questões. Prova característica por mandar na lata, estar a procura sempre de nomes e datas, nada muito enjoativo de se ler, como em provas de vestibulares, por exemplo.

. Então, fique atento as datas e aos nomes que são de extrema importância nos conteúdos, pois a ESA gosta de trabalhar assim, diretamente, onde costuma ser o ponto fraco do candidato.

 

. Por fim, encerramos aqui as nossas dicas de história para o concurso da ESA. Contudo, o próximo tópico será dicas de geografia. Não perca e fique por dentro!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *