Especial carreiras: AFA

A Academia da Força Aérea (AFA) é o estabelecimento de ensino superior da FAB. Sua finalidade é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, incentivando e aprimorando em cada Cadete os atributos intelectuais, morais e físicos, essenciais ao Oficial da Aeronáutica.
A academia está localizada na cidade de Pirassununga (SP). O curso ministrado é considerado graduação em Ciências Aeronáuticas, Ciências da Logística ou Ciências Militares, tem duração de 4 anos e os Oficiais formados recebem também o título de Bacharéis em Administração.

O curso acontece em regime de internato, isso significa que os cadetes só podem deixar a Academia nos finais de semana, caso não estejam punidos ou de serviço.

A especialidade é escolhida no ato de inscrição do concurso:

  • CFOAV – Curso de Formação de Oficiais Aviadores
  • CFOINT – Curso de Formação de Oficiais Intendentes
  • CFOINF – Curso de Formação de Oficiais de Infantaria

A maioria das vagas do primeiro ano é preenchida por alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), instituição de ensino médio da Aeronáutica localizada em Barbacena (MG). As demais vagas são preenchidas por meio de processo seletivo.

 

Processo seletivo:

Para participar do processo seletivo, aberto para ambos os sexos nas especialidades Aviação e Intendência, e apenas para o sexo masculino para infantaria, o candidato deve:

  • Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio durante o processo.
  • Não estar respondendo a processo criminal.

A prova escrita é composta pelas disciplinas: Matemática, Física, Português, Língua Inglesa e Redação.

E o processo possui as seguintes fases:

a) Exame de Escolaridade;
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;
e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
f) Validação Documental.

 

As inscrições para o processo seletivo de ingresso em 2020 estão abertas desde o dia 6 de março e serão encerradas no dia 26 de março. A taxa de inscrição é de R$70,00. As provas escritas ocorrerão no dia 23 de junho de 2019.

Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na AFA, em Pirassununga (SP), no dia 9 de janeiro de 2020, para matrícula.

Ocorrerá então a quarentena, período de adaptação com duração de 40 dias, para verificação de aptidão para o serviço militar, chamado Estágio de Adaptação Militar (EAM).  Nessa fase, eles usam camiseta branca, calça jeans e tênis branco.

Fim da quarentena, os cadetes dão início a vida acadêmica. Alguns detalhes da rotina se tornam mais flexíveis em relação à quarentena, mas o dia-a-dia ainda é marcado por horários rígidos.

Além da rotina de aulas, os cadetes passam por treinamentos militares e treinamento físico diário durante as tardes, dentre as opções de equipe que podem ser escolhidas pelos cadetes existem a esgrima, o tiro, o atletismo, entre outras.

 

Se você sonha em ser um Oficial da Força Aérea Brasileira, faça já sua inscrição e comece a se preparar.

VENHA ESTUDAR COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *