Especial carreiras: Colégio Naval

O Colégio Naval é um estabelecimento de ensino médio da Marinha do Brasil. A sua proposta é preparar os alunos para o ingresso na Escola Naval, instituição de ensino superior onde são formados os Oficiais da Marinha. A sede fica em Angra dos Reis.

 

Os pré-requisitos para ingresso são:

– Ter entre 15 e 18 anos no dia 1 de Janeiro do ano do curso;

– Ter concluído o ensino fundamental ou estar concluindo;

– Não ser casado ou instituído união estável;

– Ser do sexo masculino;

– Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha;

– Estar em dia com as obrigações civis e militares.

 

Seleção:

A prova escrita de admissão ao concurso é constituída 20 questões de matemática e 20 questões de inglês na primeira fase. E 20 questões de Português, 12 de Estudos Sociais, 18 de Ciências e uma Redação na segunda fase.

Após aprovação nas duas fases da prova escrita, inspeção de saúde e teste de aptidão física, os candidatos entram no período de adaptação. O mesmo tem duração de três semanas e será realizado em regime de internato.

Terminada a adaptação os candidatos receberão a platina em cerimônia e passarão a ser alunos do Colégio Naval.

 

O curso tem duração de três anos. Serão ministradas as matérias do ensino médio e instruções militares. Além disso, o Colégio conta com a prática diária de atividades físicas, dentro das equipes. Entre as equipes disponíveis estão: vela, remo, judô, atletismo, natação, entre outros.

Os alunos receberão o fardamento, assistência médico-hospitalar, alojamento, alimentação e uma bolsa auxílio. O regime durante os três anos é de internato, ou seja, os alunos permanecerão no Colégio de segunda e sexta-feira. Serão liberados nos finais de semana quando não estiverem de serviço ou punidos.

O Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que querem ser oficiais da Marinha do Brasil, tendo ingresso automático na Escola Naval, desde que os alunos sejam aprovados nos três anos do ensino médio.

A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.

As provas costumam acontecer em setembro e foram abertas 190 vagas no último concurso, para ingresso em 2019.

 

A rotina para os alunos do Colégio Naval consiste em:

  • 6h – Alvorada (hora do despertar)
  • 06:30 às 07:00 – Rancho para o Café da Manhã
  • 07:10 às 12:20 – Aulas
  • 12:25 às 13:25 – Rancho para o Almoço
  • 13:30 – Reunir para ordem unida
  • 15:15 às 17:15 – TFM (Treinamento das Equipes Desportivas)
  • 18:30 às 19:10 – Rancho para o Jantar
  • 19:30 às 21:00 – Estudo Obrigatório
  • 21:05 – Ceia
  • 22h – Horário do Silêncio

 

Existe também a possibilidade de ingresso na Escola Naval por meio de concurso a nível médio. Mas, nesse caso, o concurso é mais disputado e o número de vagas é menor.

O concurso para o Colégio Naval é um excelente oportunidade para aqueles que sonham em ter uma carreira como oficial da Marinha do Brasil.

Não deixe de acompanhar as nossas dicas e conteúdos em nosso canal:

Matemática Passo a Passo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *