Especial carreiras: EAM

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) atuam na formação de marinheiros para o Corpo de Praças da Armada. O curso tem duração de 48 semanas e é conduzido no regime de internato.

O currículo das EAM é constituído por disciplinas de ensino profissional básico e ensino militar-naval. Além disso, os alunos participam de viagens de instrução em navios da Marinha e de visitas a organizações militares.

Desde o início do curso, são ensinados e cobrados dos alunos os princípios básicos da carreira militar: hierarquia e disciplina.

O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros exige o ensino médio desde 2016 e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha.

 

Existem quatro EAM em funcionamento no Brasil, nas cidades de:

 

O concurso este ano já teve suas inscrições encerradas no mês de fevereiro. Foram ofertadas mil vagas. O concurso está dividido em diversas etapas. A primeira delas é a Prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês.

Após isso ocorrem as etapas complementares. Sendo elas: Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (natação e corrida), Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

A relação candidato-vaga para o ano de 2019 foi disponibilizada pelo site da Marinha do Brasil, sendo: 27,227 candidatos por vaga. E a prova objetiva será realizada no dia 14 de abril, tendo 4 horas de duração.

 

São as principais condições necessárias à inscrição:

  • Ter entre 18 e 22 anos em janeiro de 2020;
  • Ter concluído ensino médio;
  • Ter altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ser brasileiro nato.

 

Durante esse curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

O Corpo de Praças da Marinha é composto por:
– CORPO DE PRAÇAS DA ARMADA (CPA);
– CORPO DE PRAÇAS DE FUZILEIROS NAVAIS (CPFN); e
– CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS (CAP).

As áreas profissionais que podem ser escolhidas são: Mecânica, Apoio e Eletroeletrônica.

 

Rotina na EAM

06:00
Alvorada
06:10
Quarto D’alva – Significa faxina, cada pelotão fica responsável de limpar uma área na Escola.
06:20 
Café da Manhã
07:30 – 09:30
Aula
09:30 – 09:45
Lanche
09:45
Aula
12:00 – 13:10
Almoço
13:10 – 16:20
Aula
16:20 – 17:30
Faxina
17:30 – 18:00
Banho
18:00 – 19:00
Janta
19:00 – 21:00
Estudo Obrigatório
21:00 – 22:00
Ceia
 
Fim de Semana
O licenciado na sexta-feira é as 19:00 horas.
O regresso para escola de formação independente de você ter saído na sexta ou no final de semana é no domingo até 21:45.
Essa rotina pode variar de escola para escola, esse post foi feito apenas para você ter uma noção de como é a rotina na escola de formação de marinheiro.
Esse foi o Especial Carreiras sobre a EAM. Espero que tenham gostado e que o estudo para o concurso já esteja na fase final!
Ainda não começou a estudar para a EAM? Corra.

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *