
As Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) atuam na formação de marinheiros para o Corpo de Praças da Armada. O curso tem duração de 48 semanas e é conduzido no regime de internato.
O currículo das EAM é constituído por disciplinas de ensino profissional básico e ensino militar-naval. Além disso, os alunos participam de viagens de instrução em navios da Marinha e de visitas a organizações militares.
Desde o início do curso, são ensinados e cobrados dos alunos os princípios básicos da carreira militar: hierarquia e disciplina.
O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros exige o ensino médio desde 2016 e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha.
Existem quatro EAM em funcionamento no Brasil, nas cidades de:
O concurso este ano já teve suas inscrições encerradas no mês de fevereiro. Foram ofertadas mil vagas. O concurso está dividido em diversas etapas. A primeira delas é a Prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês.
Após isso ocorrem as etapas complementares. Sendo elas: Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (natação e corrida), Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).
A relação candidato-vaga para o ano de 2019 foi disponibilizada pelo site da Marinha do Brasil, sendo: 27,227 candidatos por vaga. E a prova objetiva será realizada no dia 14 de abril, tendo 4 horas de duração.
São as principais condições necessárias à inscrição:
- Ter entre 18 e 22 anos em janeiro de 2020;
- Ter concluído ensino médio;
- Ter altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m;
- Ser do sexo masculino;
- Ser brasileiro nato.
Durante esse curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.
O Corpo de Praças da Marinha é composto por:
– CORPO DE PRAÇAS DA ARMADA (CPA);
– CORPO DE PRAÇAS DE FUZILEIROS NAVAIS (CPFN); e
– CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS (CAP).
As áreas profissionais que podem ser escolhidas são: Mecânica, Apoio e Eletroeletrônica.
Deixe uma resposta