Especial carreiras: EFOMM

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)  é uma escola dirigida pela Marinha do Brasil.

O concurso para a EFOMM é destinado a jovens entre 17 e 23 anos, que já tenham completado o Ensino Médio ou que estejam concluindo durante o período do concurso.

A prova tem as seguintes disciplinas:

  • Matemática
  • Física
  • Português
  • Inglês
  • Redação

E é dividida em dois dias, comumente sábado e domingo.

Após aprovação na primeira fase, a prova escrita, o candidato passará por mais algumas etapas: o Exame de Saúde e o teste físico.

Aprovado em todas as etapas e classificado, o candidato será convocado para o período de adaptação, com duração de três semanas. Esse período ocorre em janeiro do ano da matrícula.

Findada a adaptação, ocorre a cerimônia de entrega de platinas e o candidato passa então a compor o Corpo de Alunos da EFOMM.

 

A rotina dos alunos da EFOMM:

6h – Alvorada (Horário do despertar dos alunos que não estejam de serviço)

06:10 – Reunir do Café da Manhã

07:00 – Início da Aulas

12:00 – Fim das aulas da manhã

12:10 às 13:00 – Horário do almoço

13:10 – Início das aulas da tarde

14:40 – Fim das aulas da tarde

14:50 – Parada escolar (Reunião diária em formatura militar para inspeção de uniformes e divulgação de avisos)

15:00 às 16:30 – TFM (Treinamento Físico Militar, dividido em equipes, que podem ser escolhidas pelo aluno)

17:30 às 18:30 – Horário do jantar

Após esse horário existem diversas atividades extras que podem ser frequentadas pelos alunos ou, caso prefiram, os mesmos podem permanecer em seus camarotes para estudo.

Às 20:40 existe a última refeição, chamada ceia, que não é de presença obrigatória.

Os alunos ficam em regime de internato, ou seja, ficam na escola de Segunda e Sexta-feira, quando são liberados podendo retornar até segunda-feira às 06h. As liberações nos finais de semana ocorrem caso o mesmo não esteja de serviço ou punido.

 

A formação:

O período de formação na Escola são três anos, além do período de estágio embarcado, chamado praticagem. São 360 dias de embarque, divididos de acordo com a preferência da empresa escolhida.

O primeiro ano na EFOMM  é um período básico de formação. E, ao final deste ano, o aluno tem duas opções de especialidade a seguir: Náutica e Máquinas.

Em linhas gerais, os oficiais de Náutica são os pilotos do navio, aqueles que guarnecem o passadiço. Já os Oficiais de Máquinas são aqueles que guarnecem a Praça de Máquinas, responsáveis pela manutenção de motores, bombas e outros equipamentos.

A grande diferença da EFOMM para as demais Escolas Militares é que os Oficiais formados lá são declarados da reserva não remunerada da Marinha do Brasil, ou seja, deixam de ser militares após a formação. Isso significa que são Segundo Tenente da reserva e, ao mesmo tempo, Oficiais da Marinha Mercante, habilitados para trabalhar em navios civis em qualquer lugar do mundo.

Os alunos, após a formação, são declarados Bacharéis em Ciências Náuticas e administradores, podendo pedir registro no CRA (Conselho Regional de Administração).

A carreira de um Oficial da Marinha Mercante consiste em trabalhar para empresas privadas, em navios de carga, passageiros, embarcações de apoio Offshore, plataformas de petróleo, etc. E, com o tempo, existem graduações que são alcançadas, de acordo com as seguintes fotos:

 

 

 

 

 

Para aqueles Oficiais Mercantes que desejem regressar à ativa da Marinha do Brasil, existe o concurso para o Quadro Complementar (QC), além do concurso para Tenentes temporários que também oferece vagas para Bacharéis em Ciências Náuticas.

Se você sonha com uma Escola Militar, com possibilidade de ascensão no mercado civil e possibilidade de regresso para as forças armadas, a EFOMM pode ser a sua melhor escolha!

VENHA SE PREPARAR COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *