Especial Carreiras: EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar iniciou sua formação dos futuros Cadetes da Aeronáutica em 1949. Em virtude da Primeira e da Segunda Guerra Mundial o poder aéreo das nações foi impulsionado. E gerou um cenário favorável para a criação da Escola.

O prédio que até hoje abriga a EPCAR em Barbacena, precisou passar por alterações naquele ano. Devido a esse fato, inicialmente o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) teve seu início na cidade de São Paulo.

A EPCAR é uma instituição de Ensino Médio, que tem a duração normal, de três anos. O período é realizado em regime de internato e tem instruções nos campos Geral e Militar.

As disciplinas ministradas no Campo Geral são as previstas nos cursos do Ensino Médio Regular no país, e legislação complementar, bem como de disciplinas que irão servir de base aos estudos subsequentes na Academia da Força Aérea.

O CPCAR, além de prover o Ensino Médio aos Alunos, tem como objetivo proporcionar um adequado preparo para a vida militar, procurando desperta-lhes a motivação para a carreira, bem como o entusiasmo pela aviação e pela Força Aérea.

O edital é lançado anualmente e a previsão é que neste ano o mesmo saia até abril.

No último concurso, para matrícula no ano de 2019, as provas foram realizadas no mês de Julho. Foram abertas 160 vagas para o sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino.

As principais condições para matrícula no caso de aprovação nas etapas do concurso são tem concluído o ensino fundamental e ter entre 14 e 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

 

Etapas do concurso:

a) Provas Escritas (Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação);
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
f) Validação Documental.

 

Após a conclusão do CPCAR, o edital especifica que:

“Os Alunos concludentes do CPCAR com aproveitamento e que venham a ser considerados
“APTOS” na Inspeção de Saúde (INSPSAU), no Teste de Avaliação do Condicionamento Físico
(TACF) e no Teste de Aptidão para a Pilotagem Militar (TAPMIL), poderão concorrer ao número
de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores
(CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), segundo os critérios estabelecidos em instruções da
Aeronáutica que estejam vigorando à época de conclusão do CPCAR.”

Isso significa que as vagas para o curso de formação CFOAV não são automáticas, nem asseguradas para todos os concludentes. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica.

O aluno durante os três anos de sua formação terá direito a alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

No último concurso realizado, com o ingresso em 2019, a remuneração inicial dos alunos foi estabelecida em R$ 1.044,00 nos dois primeiros anos e R$1066,00 no último ano.

Se você tem o sonho de uma carreira como Oficial de Aviação da Força Aérea Brasileira, e tem entre 14 e 19 anos, venha já se preparar:

COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *