Especial carreiras: Escola Naval

Você conhece a Escola Naval? É a mais antiga instituição de Ensino Superior do Brasil, que forma os Oficiais da Marinha do Brasil para as diversas especialidades. A EN fixou sua sede atual na Ilha de Villegagnon, na cidade do Rio de Janeiro.
A maioria das vagas da Escola Naval é preenchida pelos alunos do Colégio Naval, instituição de ensino médio da Marinha localizada em Angra dos Reis (RJ). As demais vagas são preenchidas por meio de processo seletivo.

Perdeu nosso Post sobre o Colégio Naval? Veja aqui.

Após quatro anos, o aspirante é declarado Guarda-Marinha (GM) e Bacharel em Ciências Navais. Em 2014, pela primeira vez, uma turma de mulheres, composta por 12 aspirantes, ingressou na Escola Naval.
Os Cursos de Graduação da Escola Naval são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM), são realizados de modo diversificado, com diploma na área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.
O ciclo escolar tem duração de 4 anos letivos para todos os cursos. Cada ano letivo terá durante o período de férias diversas atividades, além do Período Acadêmico normal.

Período de Verão:

Durante este período serão realizados, respectivamente, o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na Selva e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 2º, do 3º e do 4º ano. Além da possibilidade de integrarem o Estágio de Adaptação como adaptadores para os Aspirantes do 3º e do 4º ano.

Período Acadêmico:

Durante este período serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.
Ao início do 3º ano o Aspirante fará a opção de Corpo e de Habilitação, de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano.

Os seguintes Cursos de Graduação e habilitações são oferecidos pela EN:

a) Corpo da Armada
– Habilitações: Mecânica; Eletrônica; ou Sistemas de Armas

b) Corpo de Fuzileiros Navais
– Habilitações: Mecânica; Eletrônica; ou Sistemas de Armas.

c) Corpo de Intendentes da Marinha
– Habilitação em Administração.

Rotina dos Aspirantes:

O dia começa às 06h00min, com o toque da alvorada. As aulas são ministradas das 07h10min às 12h10min. Às 13h30min, é realizada a parada escolar, na qual são verificados os uniformes e o asseio pessoal dos Aspirantes, seguida de desfile em continência. Após a parada, os Aspirantes fazem a educação física e treinam nas equipes esportivas. Depois do jantar, os Aspirantes do primeiro ano devem voltar às salas de aula e estudar das 19h30min às 21h30min. O dia termina às 22h00min com o toque do silêncio.

Às segundas-feiras, o içar da Bandeira Nacional, às 08h00min, é presidido pelo Exmo. Sr. Comandante e guarnecida pelo Corpo de Aspirantes em formatura, também seguido de desfile em continência. As aulas nesse dia são ministradas das 08h30min às 14h30min, com intervalo para o almoço.

Pré-requisitos para ingresso:

  • Ambos os sexos;
  • Ensino médio completo ou concluindo durante o concurso;
  • Idade entre 18 e 23 anos.
  • Ser aprovado em todas as fases do concurso, sendo a primeira fase prova escrita com questões de matemática, física, português e inglês. Após isso, ocorrerá a Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física e apresentação de documentos.

Se você sonha em ser um Oficial da Marinha do Brasil, o concurso da Escola Naval pode ser a melhor opção para essa realização.

Comece já a estudar e não perca essa oportunidade!

VENHA SE PREPARAR COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *