Especial carreiras: EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é a instituição do exército responsável por preparar os seus alunos para serem os futuros cadetes que ingressarão na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e iniciar a formação do Oficiais do Exército Brasileiro.

A Escola está localizada em Campinas e os alunos passam lá um ano letivo. Depois disso são transferidos para a AMAN, onde passam mais 4 anos. A AMAN está localizada na cidade Resende, no Rio de Janeiro.

Até poucos anos, para ingressar na EsPCEx era necessário ter cursado apenas até o segundo ano de ensino médio. Pois, até então, a instituição oferecia o terceiro ano do ensino médio. Isso mundo e hoje para prestar concurso para a EsPCEx é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou esteja concluindo no ano do concurso.

 

Pré-requisitos para ingresso

– Altura: 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres;

– Ser brasileiro nato;

– Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

– Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

 

O concurso

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do síte: http://www.espcex.eb.mil.br

O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx.

 

A formação

A formação dura 5 anos em regime de internato,. Ou seja, os alunos ou cadetes ficam na escola de segunda a sexta-feira, sendo liberados nos finais de semana em que não estiverem de serviço ou estiverem punidos.

O curso será composto de uma série de disciplinas acadêmicas e militares, com carga teórica e prática. Os concluintes serão declarados Aspirantes a Oficial, sendo-lhes conferida, após a colação de grau, a graduação de Bacharel em Ciências Militares.

Durante o curso é oferecida toda a assistência necessária aos alunos/cadetes, com fardamento, alimentação, assistência médica e odontológica, além de uma bolsa chamada de soldo.

Já na AMAN, no 1° ano, o cadete frequenta o Curso Básico, onde vivencia as primeiras experiências necessárias para sua capacitação como futuro oficial. O currículo dos cadetes do Curso Básico abrange as seguintes disciplinas: Matemática, Português, Idioma Inglês ou Espanhol, Psicologia, Informática, Comando, Chefia e Liderança, Mecânica e Oratória.

Ao final do Curso Básico, o Cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico.

Já a cadete do sexo feminino optará por: Intendência e Material Bélico.

Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar, dentro dos percentuais estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército.

 

Rotina na AMAN

6:00 – Alvorada
6:40 – Café da manhã
7:20 – Instruções (as aulas dos alunos/cadetes)
10:30 – Intervalo
10:50 – Instrução/tfm/treino de atleta ou prova
12:30 – Almoço
13:20 – Formatura da tarde
13:50 – Instrução
15:20 – Intervalo
15:45 – Tfm/treino de atleta
17:15 – Fim do expediente
18:45 – Jantar
22:00 – Toque de silêncio

 

Tem o sonho de ser Oficial do Exército Brasileiro? A previsão de divulgação do edital da EsPCEx é para o próximo mês, em maio. Por isso

VENHA JÁ SE PREPARAR COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *