Estratégias para melhorar em matemática

Você nunca foi o melhor aluno em matemática? Acha coisa de outro mundo? Calma!

Numa sala de aula lotada de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, dos 30, 40 alunos ali, cada um tem seu ritmo de aprendizado. O professor precisa ensinar de forma que atenda a todos os ritmos. E isso é praticamente impossível.

Não é culpa do professor, ele tem muitos alunos para ensinar e precisa ir pela maioria.

A questão toda é: aprender matemática, por mais difícil que pareça agora, só depende de você. Não é porque um assunto parece impossível de entender que você não tenha capacidade para isso. Vamos trabalhar essa sua confiança, ok? Como dissemos no começo do texto, cada um tem um ritmo e basta você ter paciência e dedicação para descobrir qual é o seu.

A seguir algumas estratégias para facilitar seu aprendizado de matemática:

 

1) Faça muitos exercícios

Nós já falamos aqui sobre aprendizado passivo e ativo. Quando se trata de matemática, principalmente, apenas ler apostilas ou livros não vai te fazer aprender.

Cada problema resolvido é um novo aprendizado. Foram contas diferentes, estratégia diferente para resolver, por isso quanto mais exercícios você fizer, mais aprenderá. Não existe jeito rápido, nem fórmula mágica para aprender.

Se você tem muita dificuldade em matemática, comece do começo. Domine conceitos básicos antes de pensar em equações complicadas. É começando do simples que você terá mais facilidade na hora de resolver o mais complexo.

 

2) Aprenda termos matemáticos

Crie uma lista de termos específicos de matemática que você não conheça. Coloque ao lado a definição e até mesmo algum exemplo para facilitar o entendimento.

Não precisa passar horas e horas montando uma lista antes de começar a estudar. Mas durante o seu estudo você vai encontrar nos livros e apostilas palavras novas, é aí que entra a sua lista.

O conhecimento do vocabulário da matemática vai ser uma boa ferramenta na hora dos estudos. É como aprender um novo idioma.

 

3) Veja sempre exemplos

Pegue livros e apostilas que já tenham exercícios resolvidos, a maioria tem, e veja a resolução antes de começar a fazer sozinho ou quando surgir alguma dúvida. Assista também a vídeoaulas, aqui no matemática passo a passo você encontra várias.

Isso facilitará na hora que pegar outros problemas e te deixará mais confiante.

 

4) Explique a matéria para outras pessoas

Já falamos sobre isso no post de aprendizado ativo. Você só vê que domina bem uma matéria quando é capaz de explicar para outras pessoas.

Se algum amigo procurá-lo com dúvidas, não negue ajuda, nem ache que só porque você está começando a estudar que não será capaz de fazer isso. Muitas vezes a gente sabe mais do que o colega e, além de ser legal estender a mão, vai ser uma boa oportunidade para você treinar seus conhecimentos e ver onde também tem dúvidas.

 

5) Anote as informações do enunciado enquanto lê a questão

Dessa forma você não corre o risco de esquecer de nenhuma informação importante. Tentar resolver o problema antes de terminar o enunciado pode acarretar muitos erros. Por isso leia com calma e vá anotando as informações disponíveis para resolver seu problema.

 

6) Relacione matemática com coisas do seu dia a dia

Já falamos que fica mais fácil aprender quando relacionamos o conteúdo com o nosso dia a dia. O cérebro faz associações e depois fica mais fácil lembrar. Por isso, aproveite uma ida ao mercado para calcular qual embalagem vale mais a pena. Ou calcule a probabilidade de coisas acontecerem. Use a criatividade. Tente sempre fazer contas durante o seu dia e manter seu cérebro ativo.

 

Gostou das nossas dicas para aprender matemática mais fácil? Então venha estudar com quem entende do assunto.

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *