O estudo não rende: e agora?

Quem nunca passou por esta situação: estudar o dia todo e ao final do dia ter a sensação de que não rendeu nada?

Se já te ocorreu, não se preocupe, é bastante comum entre estudantes e concurseiros ter essa sensação.

É importante investigar se essa sensação é pontual ou recorrente.

Quando a falta de rendimento é recorrente, alguma coisa está errada e é preciso verificar o quanto antes. Caso você esteja passando por algum problema de saúde ou emocional, procure um médico, psicólogo ou algum profissional de sua preferência. Se o problema for externo (família, financeiro, etc.) é preciso encontrar um modo de atenuá-lo, para ter o máximo de concentração para estudar.

Visto isso, se a sensação for pontual, ela normalmente ocorre porque o estudante não contabilizou o que está produzindo.

Assim como uma fábrica que precisa controlar sua produção, é necessário controlar seu rendimento nos estudos.

Por isso é necessário contabilizar o tempo de estudos sempre. E junto a isso fazer anotações de quantas questões foram resolvidas, quantos tópicos foram estudados. Isso serve para que você quebre essa falsa sensação de que não está produzindo nada.

É aí também que entra a importância do plano de estudos, para que você controle o tempo que vai estudar. E do seu cronograma, dividindo as matérias no tempo que você tem a longo prazo.

Quando essa sensação surgir, basta você analisar seu cronograma e ver que está dentro dos prazos e alcançando metas.

 

Contabilizei e realmente não estou rendendo

Pode acontecer, é claro, de você contabilizar o que está estudando e não estar conseguindo cumprir metas. Ou seja, você realmente não está rendendo.

Quando isso acontece é necessário analisar o porquê da situação.

É cansaço? Se sim, o que você fez além da sua rotina normal que te fez ficar tão cansado a ponto de não conseguir estudar?

Talvez você tenha extrapolado na noite anterior, estudado até de madrugada. Talvez tenha virado uma noite estudando. Ou tenha tomado uma bebida energética tentando fazer o rendimento aumentar.

Essas são loucuras que não devem ser feitas, o seu plano de estudos não está lá a toa. Você ganha algumas horas de estudo, que geralmente não são muito produtivas, porque seu organismo não está acostumado com aquela rotina e com aquele horário de estudos, mas perde rendimento no resto da semana porque está exausto.

Outra possibilidade é que você esteja  cansado por estar estudando de segunda a segunda, sem tempo para descanso e para lazer.

O corpo e a mente vão suportar durante um tempo, mas fatalmente deixarão de render depois de algumas semanas. O pior é que você tem grandes chances de ficar doente pelo excesso de pressão.

Portanto, reserve um tempo para descanso e lazer, uma tarde, uma noite, o tempo que achar melhor, e aproveite para recarregar as baterias.

O equilíbrio na sua rotina é fundamental, descanso, lazer, prática de esportes não são perca de tempo. São atividades fundamentais para manter seu corpo e sua mente funcionando durante todo o tempo de preparação.

É necessário ter disciplina, cumprir horários e trabalhar com metas. Como sempre falamos por aqui, o preparo para um concurso público não é um tiro de 100m, é uma maratona.

 

VENHA ESTUDAR COM MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *