Geometria e matemática: Dicas fórmulas

ge

DICAS: DECORAR FÓRMULA DE GEOMETRIA

geometria

VEM COMIGO!

 

Conforme sabemos, a maioria dos concursos ou se não todos, sejam eles concursos militares, estaduais e até mesmo vestibulares, cobram a tão temida por muitos candidatos a famosa geometria da matemática.

Portanto, na matemática há diversas geometrias: Plana, espacial, analítica e etc. Porém, todas tem um parecer em comum: Exige de você um esforço para decorar fórmulas. O que para muitos é algo extremamente difícil, pois são muitas as fórmulas.

Contudo, vamos ver aqui algumas dicas para você esta encaixando nos seus estudos a fim de parar de temer desse conteúdo da matemática e aprender de vez a memorizar as fórmulas geométricas.

VAMOS ÀS DICAS

Primeiro, entenda a fórmula e em qual ocasião será necessário usá-la nas questões de geometria

Pode parecer óbvio, mas muitos candidatos acabam pecando nesse quesito. O primeiro passo para você entender uma fórmula de geometria, é prestar atenção em quais casos será necessário usá-la.

É comprovado que o nosso cérebro capacita melhor determinada coisa quando ela remete algum porquê. Portanto, a partir do momento que você entende em qual situação da matemática irá usar aquela fórmula, ao se deparar com a questão, você lembrará essa fórmula de forma mais fácil e ágil. Então, aprofunde-se e não fique somente na decoreba, entenda a parte usual para uma melhor memorização da fórmula de geometria.

Enem

NÃO PERDE O FOCO NÃO!!

Pratique bastantes exercícios de matemática que envolva a geometria e sua determinada fórmula

Por exemplo: Caso a sua dificuldade esteja em decorar aquele teorema de Pitágoras, invista em bastantes exercícios que envolvam esse conteúdo, pois assim você irá estar em constante prática com a fórmula, facilitando a sua memorização.

O ato de repetir a fórmula geométrica por diversas vezes quando está praticando exercícios, faz com que o seu cérebro grave de vez na memória. Portanto, invista em bastantes exercícios de matemática.

 

Invista em frases, músicas e mapas mentais para decorar essas fórmulas de matemática com mais facilidade

Se você parar para dar uma procurada por aí, irá encontrar várias dessas musiquinhas que falam sobre as fórmulas de geometria, pois esse problema de memorização não é seu e sim de um coletivo. Há diversas musiquinhas e até mesmo frases engraçadas na matemática que irão te ajudar a tornar seus estudos mais fáceis.

Exemplo:

Geometria – Lei de Euler

Precisa encontrar vértices, faces ou arestas de polígonos? Então fórmula da Lei de Euler é a solução! E a fórmula usada é: V + F = A + 2. 

Uma forma de memorizar é utilizando a frase: Vamos Formular Algo a 2.

 

Matemática – Trigonometria

As fórmulas trigonométricas envolvem o cateto oposto, o cateto adjacente e a hipotenusa. Devemos conhecer essas três fórmulas:

  • seno = co / hip, associa-se à palavra corri;
  • cosseno = ca / hip, associa-se à palavra caí;
  • tangente = co / ca, associa-se à palavra coca.

Para memorizar tudo isso de uma vez, lembre-se da frase: “Corri e caí na coca

 

Esses são dois exemplos de frases engraçadas que irão te ajudar na matemática decorando as fórmulas de geometria.

 

Última dica: Revisão do conteúdo.

Sendo a mais importante, efetuar revisões periódicas o assunto irá fazer com que você tenha mais facilidade na memorização da fórmula. Portanto, se a sua dificuldade estar em memorizar fórmulas de geometria plana, invista em mais revisões desse conteúdo, pois assim você irá estar em constante contato com a matéria e a sua respectiva fórmula.

2 Responses to “Geometria e matemática: Dicas fórmulas”


  • João Araújo / / Responder

    Uma dica também do Seno, Cosseno e Tangente. Quando você vai tomar a coca, você coloca num copo e toma uma CO/H CA/H ai você não resiste e toma outro copo de CO/CA.

  • MELHOR MATÉRIA QUE EXISTE <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *