Gravando as fórmulas e conceitos: Mapas mentais

Num mapa mental, os elementos são incluídos de forma intuitiva de acordo com a importância dos conceitos, embora se organizem nos grupos, nos ramos ou nas áreas. Segundo os especialistas, este tipo de representação gráfica auxilia a memória.

 

 
Conceitos de Mapas Mentais
 
Um mapa mental é um diagrama que se elabora para representar ideias, tarefas ou outros conceitos que se encontram relacionados com uma palavra-chave ou uma ideia central, e cujas informações relacionadas em si são irradiadas (em seu redor).
A sua principal função é geração, visualização e classificação taxonómica das ideias, pelo que serve de ajuda para o estudo, a organização de informações, a tomada de decisões e a escrita.
A técnica deste tipo de mapa foi desenvolvida pelo Britânico Tony Buzan, quem procurava fortalecer os vínculos sinápticos que se produzem entre os neurónios do córtex cerebral. Ao utilizar um mapa mental, produz-se uma ligação electroquímica entre os hemisférios cerebrais, resultando no facto de as capacidades cognitivas se concentrarem sobre um mesmo objecto e trabalharem em harmonia com vista num mesmo propósito.
Resultado de imagem para o que é mapa mental matematica
Quando as conexões entre conceitos se apresentam de forma radial, promove-se uma aproximação reflexiva para a organização dos dados, eliminando assim o estímulo inicial de estabelecer um quadro conceptual intrínseco apropriado para o trabalho específico. Por isso, um mapa mental actua como um modelo cognitivo ou uma rede semântica, ainda que sem restrições formais na classe de vinculados utilizados.
Para elaborar um mapa mental, é recomendado utilizar um mínimo de palavras e iniciar a tarefa sempre no centro da folha, onde se coloca portanto a ideia central.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *