Os principais erros na hora da prova

É natural ficar nervoso na hora da prova. Por melhor que tenha sido a preparação, pode ser que bata aquela insegurança.

Se você quer alcançar a aprovação, saiba quais são os principais erros na hora da prova, reflita sobre eles e evite fazer o mesmo. Como diz o provérbio Chinês:

“Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca.”

Vamos aos 10 erros mais comuns?

 

1 – Não chegar na hora marcada

O primeiro e mais básico erro. Parece bobagem, mas todos os anos nos deparamos com diversos estudantes que chegam atrasados e acabam perdendo o ano inteiro de preparação para o concurso.

Por isso, fique atento ao horário descrito no edital. Tente chegar antes da abertura dos portões, ou logo que forem abertos. Não deixe para última hora.

 

2 – Não saber interpretar as questões adequadamente

Muitos erros acontecem porque, devido ao nervosismo, o candidato não presta atenção na questão e acaba perdendo alguma informação do enunciado. Saber o que a banca quer é essencial.

Siga três passos para fazer uma leitura apropriada da questão:

–  Faça uma leitura prévia superficial e já parta para as alternativas para se situar na questão. Ver as alternativas antes já te situa no que a banca está pedindo.

–  Após esse primeira análise, defina a ideia central da questão e leia com calma o que está sendo pedido.

–  Interprete o enunciado e elimine alternativas contraditórias ao enunciado ou até mesmo contraditórias a outras alternativas.

Para saber o tipo de questão que irá enfrentar, nada melhor do que se dedicar a resolver provas antigas. Assim você conhecerá o estilo da banca e terá mais facilidade quanto estiver executando a prova.

 

3 – Não organizar bem seu tempo

Organizar seu tempo durante a prova é muito importante. Muitos candidatos passam muito tempo resolvendo as primeiras questões, ou o caderno da primeira matéria que veem e não conseguem terminar a prova. Ou fazem as últimas questões as pressas, praticamente tendo que chutar a resposta.

Pior ainda quando a prova tem redação e deixam para fazer no final, muitos estudantes nem conseguem concluir. Ou deixam com aquela letra passível até de desclassificação.

Se a prova tem redação, a sugestão é que você esboce a redação antes de qualquer coisa. Você não precisa passar a limpo no início, se isso for te deixar ansioso, mas faça o rascunho. Não se esqueça de reservar tempo no final para revisar e passar a limpo.

Além disso, mais uma vez, é importante fazer provas antigas, para sentir o ritmo da prova e o nível das questões.

Não deixem de dividir o tempo total da prova pelo número total de questões que precisam resolver. Vale também aquela dica que ouvimos desde que entramos na escola, não sabe uma questão, pule e deixe para o final. Isso além de poupar tempo, aumentará sua confiança, pois fazendo primeiro as questões que sabe bem, você se acalma para resolver as mais difíceis.

 

4 – Não ler a questão inteira

Concurseiros ansiosos, por pressa em responder ou por acreditar que já sabem a resposta, nem terminam de ler a questão, já respondem e seguem para a próxima. Isso pode gerar outro impacto negativo na prova, uma vez que, no final da questão, pode haver algum tipo de pegadinha ou informações como “assinale a alternativa incorreta”, as quais você nem leu.

 

5 – Desatenção na transferência de respostas para o cartão resposta

Muitos estudantes, como já estão cansados de toda a maratona que foi a prova, passam as respostas para o cartão reposta sem muita atenção. Pode acontecer também do mau planejamento do tempo acarretar em correria na hora de transcrever suas respostas.

De nada adianta todo o trabalho que teve para resolver cada questão, se na hora de passar para o gabarito você errar. Por isso faça essa atividade com bastante atenção e calma. Reserve um tempo para fazer isso com folga.

Se possível, quando terminar as questões que resolveu com mais facilidade, antes de voltar nas que pulou, já passe a resposta delas para o gabarito. Assim, você diminui o trabalho que terá no final e já tem uma noção de quantas questões você já resolveu.

 

Essas foram nossas dicas dos erros mais comuns na hora da prova e como contornar cada um deles. Não perca o ano inteiro de preparo por pressa ou nervosismo na hora da prova. É importante que você mantenha a calma e tenha em mente que já deu certo e a vaga já é sua.

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *