Por que não consigo aprender matemática? (Blog)

Por que não consigo aprender matemática?

Muitos são os motivos pelos quais uma pessoa não consegue aprender matemática. Abaixo vou citar alguns que com minha experiência de 10 anos notei em muitos alunos que dou aula nas escolas e aulas particulares.

 

Teve experiências ruins na infância ou adolescência com matemática

Você pode ter tidos uma infância ruim na escola relativo ao aprendizado. Uma “tia” que explicava de qualquer maneira e que não se importava se a turma aprendia ou não, talvez uma professora que era enérgica demais com seus alunos, gritava, brigava e tratava com grosseria aquele que não absorvia seu ensino, mal ensinado ou “empurrado goela abaixo”. Talvez não na infância do jardim ao 5o ano, mas durante sua vida do 6o ao 9o ano ou ensino médio, professores, por problemas diversos, não tinha vontade ou amor em ensinar aos alunos que possuíam mais dificuldades, que muitas vezes se sentam no fundão da sala para fazer bagunça. Tudo isso pode ter deixado um bloqueio psicológico para hoje você não conseguir aprender a matéria.

 

Dizer como um mantra ‘Odeio Matemática’, ‘Sou ruim em matemática’ etc.

Já diversas vezes ouvi de pais e alunos a palavra “Odeio Matemática!” sabemos que o psicologico absorve tudo que falamos em nossa boca, ou pensamentos que deixamos entrar em nossa mente. Quando a gente diz isso, acabamos absorvendo toda essas palavras, principalmente quando vem de algum ente querido. criando bloqueios de não conseguir ter a paciência consigo mesmo de aprender a matemática. O correto é você falar a verdade pra si como: Eu tenho dificuldades em matemática, mas vou superar e conseguir aprender …” e palavras assim positivas. Quando seu ente querido dizer que não gosta de matemática, diga a ele para não dizer isso, porque além de atrapalhar o próprio, atrapalha a si mesmo também.

 

Não conseguir aprender rápido, e então desistir e assim dizer que nunca vai conseguir aprender matemática.

Para se aprender qualquer coisa na vida é necessário ter paciência, insistência, fé e perseverança. Essa prática não aplica somente em matemática, mas também em diversas áreas da vida. Se no primeiro momento da dificuldade você desistir, quando você irá poder se considerar um vencedor ou vencedora? Assim, você precisa acreditar que é possível vencer as barreiras no seu aprendizado.

 

Estudar sem vontade e em locais não agradáveis para você

Quando eu era criança sempre odiei com todas as minhas forças alho, minha mãe insistia e até me batia para comer o bendito do alho, mas bastava colocar na boca e já vomitava. Assim é quando aprendemos uma coisa de forma forçada, você acaba criando bloqueios psicológico por conta disso. O ideal é você tentar de alguma forma criar situações agradáveis para poder aprender a matemática. Então procure e crie um momento que você possa estudar a matéria sem ser forçar a isso. Porque assim você irá

ativar setores do cérebro de recompensas, criando um gosto pela matéria.

 

Estudar com atenção parcial nos estudos da matemática

Pessoas que dirigem mexendo no whatsapp por exemplo tem a grande probabilidade de colidir, até morrer num acidente de trânsito. Assim é quando nos dispomos a estudar algum assunto de alguma matéria como a matemática. Não adianta ficar ligado nas redes sociais enquanto estuda ou assistindo televisão ligada. Eu gosto de ouvir música enquanto estudo ou crio alguma aula para minha plataforma de cursos ou canal. Porém, é um há8bito que criei para isso, mas não tira minha atenção, na verdade me mantém focado no que estou fazendo, me mantendo relaxado e muitas vezes estudo umas 12 ou 15hs naquele dia. Então, procure algum modo que você fique concentrado(a) naquilo que está fazendo para poder manter o foco nos estudos.

 

Ter problemas cognitivos como tdah ou dislexia

Outro problema que ajuda no não aprendizado de uma pessoa é problemas de tdah ou dislexia. Isso é um mal do século e tem acometido muitas pessoas. Se você sentem que é muito desatento(a), fora do normal, a famosa mosquinha que passa e tira facilmente sua concentração ou você não consegue ficar 1 min parado(a) para estudar tranquilamente. Então é importante procurar um profissional de psicopedagogia para te ajudar a detectar qual problema você tem.

Espero poder ter ajudado e até a próxima postagem. Tmj!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *