Reveja seus erros e entenda suas dúvidas

É natural que ao resolver uma lista de exercícios, você acerte alguns e erre outros. Muito dificilmente você acertará todos na primeira vez que viu aquele conteúdo.

Isso é perfeitamente normal. Errar não deve ser visto como uma coisa negativa na hora do estudo. É uma chance de ver em que você precisa melhorar e o que não ficou bem entendido.

Você só deve passar para o tópico seguinte depois de dominar o que já está estudando. Fez a lista de exercícios e acertou sete de dez questões? Parabéns! Mas e as três que você errou? Pare e reveja onde não conseguiu acertar.

Os livros de matemática (das exatas no geral) são montados em sequência lógica. Ou seja, o tópico anterior é sempre importante para os tópicos seguintes. Desprezar o que não ficou bem entendido fará com que seu estudo vire uma bola de neve. Você se perderá nas próximas lições e vai acabar tendo que voltar no início.

É ruim ter que refazer um exercício? Com certeza. Mas é pior ainda não conseguir entender um capítulo inteiro devido a um conceito mal entendido.

 

Na hora das provas antigas e simulados

Acertar uma questão sobre um conteúdo no simulado ou prova antiga não é garantia de que você aprendeu o conteúdo.

Sabe quando você vai resolver uma questão, fico meio perdido, não sabe muito o que fazer, mas acaba acertando? Isso não é aprender.

Por isso, anote todas as questões que você exitou antes de resolver, para revisar o conteúdo e fazer mais exercícios sobre o assunto.

Da mesma forma, errar uma questão sobre um conteúdo não é garantia de que não saiba nada sobre aquele assunto. Na verdade analisar onde você errou fornece muitas informações sobre como você aprendeu o conteúdo e o que deu errado. Analisando o que você errou evita que você tenha que começar do zero.

 

A velha máxima vale aqui: não leve dúvidas para casa

Desde que você entrou na escola, provavelmente você tem escutado isto: “Não leve dúvidas para casa”. Não é mesmo?

A questão aqui é: não levar dúvidas para a prova. Pergunte ao professor, fale claramente que não entendeu o conteúdo. Se você está estudando sozinho, assista a videoaulas, entre em fóruns para tirar suas dúvidas.

Por mais que possa parecer uma questão simples, é melhor resolver logo, para na hora de resolver questões estar com todo o conteúdo claro na mente.

Não importa o método usado, o importante é esclarecer a dúvida enquanto você ainda está estudando o conteúdo. Não entender direito um assunto, como já dito, pode virar uma bola de neve.

 

Sempre tenha certeza de que você entendeu bem o assunto antes de partir para os exercícios. Não importa que isso tome um pouco mais de tempo. É melhor usar um tempo a mais esclarecendo uma dúvida do que ter que voltar todo o capítulo na hora dos exercícios porque não tem ideia de por onde começar.

Além disso, como falamos lá em cima, raramente você acertará todas as questões de primeira, por isso, volte, reveja seus erros e entenda o que deu errado. Foi só um erro nos cálculos? Ótimo, é só estar mais atento daí em diante. Mas talvez tenha sido um erro conceitual, que mostre que você não entendeu a matéria direito e rever o erro vai te dar a oportunidade de entender de verdade.

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *