Saiba investir em bom material

O investimento financeiro de um concurseiro vai de materiais de papelaria até apostilas e cursos. A conta não é pequena e fica ainda mais cara se você não souber escolher e acumular materiais sem uso.

É necessário que se faça uma avaliação da real necessidade daquele investimento. Até porque muitas vezes os concurseiros não tem dinheiro sobrando para gastar, então não podem se dar ao luxo de desperdiçar dinheiro.

Mesmo que você esteja com uma boa organização nos estudos, se não tiver um bom material você deve levar muito mais tempo para conseguir ser aprovado.

Muitas vezes isso é o que ocorre com aquele concurseiro disciplinado, que todo mundo aposta em sua aprovação, mas que demora anos para conseguir no final das contas.

 

Livros acadêmicos x Livros específicos (apostilas)

Livros acadêmicos tendem a se aprofundar mais que o necessário para explicar conceitos, fórmulas ou teorias. Além disso, contém diversas informações que podem não ser cobradas pela sua banca examinadora.

É preciso receber informação racionalizada, enxuta; de forma que seja rápido de ser assimilada para assim ganhar tempo.

Além disso as apostilas e cursos específicos para o seu concurso te oferecem um banco de questões direcionadas, que são no estilo do que será cobrado. Dessa forma, você vê o que realmente será cobrado e a melhor forma de se preparar.

Um bom material pode ser a diferença entre uma aprovação em meses para uma aprovação em anos. Utilize materiais acadêmicos apenas como consulta para sanar algumas dúvidas que vierem a surgir.

 

Como não comprar uma fria

Quando encontrar algum livro/apostila voltado para concursos ou para seu concurso especificamente procure por avaliações para não comprar uma armadilha. Há diversos materiais incompletos por aí.

Converse com pessoas que tenham o mesmo material que você pretende comprar, eles são um bom termômetro.

 

Monte seu kit básico

O kit básico inclui as fontes principais de conteúdo das disciplinas (cursos, livros, apostilas), a assinatura de um site com banco de questões de provas anteriores e preparo específico, o Matemática Passo a Passo é um deles, além de materiais pessoais como cadernos, fichários, canetas de cores diferentes e marca-texto.

 

Caro ou barato?

Um dos princípios da educação financeira pressupõe que os conceitos de caro ou barato variam conforme o benefício que se tem.

Caso o material possua um bom número de avaliações positivas, esteja atualizado, o autor seja gabaritado e ele seja útil para sua prova; não poupe em comprar. Este é um investimento que com certeza se pagará em pouco tempo.

Vejo vários concurseiros por aí com boas condições financeiras economizando em comprar bons materiais. Isto é um grande erro.

Investir em conhecimento e desenvolvimento pessoal é o melhor investimento que se pode fazer. O dinheiro que você “perde” no ato da compra, pode ser facilmente recuperado com o conhecimento adquirido e a possibilidade de transformação de vida.

 

Não estude com qualquer conteúdo que aparecer pela sua frente. Muitas vezes eles podem atrasar sua aprovação te ensinando assuntos desnecessários para sua prova!

Livros acadêmicos são importantes para a formação da sua base ou para eventuais consultas quando as dúvidas persistirem. Mas estudar com materiais que te direcionem para o seu concurso é a melhor opção.

ESTUDE DIRECIONADO COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *