SAIU O EDITAL DO CONCURSO DE APRENDIZ DE MARINHEIRO

SAIU O EDITAL DO CONCURSO DE APRENDIZ DE MARINHEIRO

MARINHA DO BRASIL DIMINUINDO AS VAGAS NOS CONCURSOS

AVANTE, FUTUROS MARINHEIROS!

 

 

. Foi divulgado hoje, pelo site oficial da Marinha do Brasil, o edital de abertura do concurso de admissão às Escolas de Aprendizes de Marinheiros – EAM 2020.

. Com intuito de não perder tempo e sair na frente da concorrência, vamos destrinchar alguns pontos importantes do edital, requisitos do concurso e aspectos relacionados ao concurso de Aprendiz.

. E claro, no final de tudo haverá aquelas dicas de estudos para que você possa sair na frente da concorrência e turbinar os seus estudos. Fique ligado!

. DATAS PARA O CONCURSO DE APRENDIZ DE MARINHEIRO EM 2020

. Conforme diz o edital lançado pela marinha, as inscrições para o concurso de Aprendiz de Marinheiro ocorrerão no período do dia 20 de janeiro de 2020 até o dia 03 de fevereiro de 2020. Então, como você pode notar, é um período curto em que se você não se atentar, poderá perder a data de inscrição e pagamento do boleto, pois para efetivar a inscrição é necessário pagar uma taxa de $25,00 Valor menor do que o cobrado em 2019, que foi de $42,00.

 

. Conforme o previsto, o edital contará com vagas para cotistas que se autodeclaram pretos ou pardos, que serão 20% do total de vagas. Contudo, em relação ao concurso anterior, que foram ofertadas 1250 vagas, em 2020 haverá uma diminuição considerável, sendo então somente 900 vagas.

 

. Contudo, a prova ainda não tem uma data específica, porém conforme diz a Marinha, a prova irá ocorrer na primeira quinzena de Abril, ou seja, nos primeiros 15 dias do mês de abril. FIQUE ATENTO!

 

. Sendo assim, a aplicação do concurso ocorrerá nos seguintes estados:

  • Rio de Janeiro – Espirito Santo – Bahia – Natal Olinda / PE – Fortaleza – Belém – Amapá – Piauí e Santarém.

SOBRE O CONCURSO E SEUS REQUISITOS

. Para poder efetuar a inscrição para o concurso de aprendiz de Marinheiro, é necessário cumprir alguns requisitos, sendo eles:

  • Ser brasileiro nato.
  • Possuir idade mínima de 18 anos e máxima de 21 anos.
  • Ser do sexo masculino.
  • Ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.
  • Ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano.
  • Estar em dia com todas as documentações necessárias (Título eleitor, Identidade, CPF, Reservista e etc).
  • Não possuir antecedentes criminais.

. A prova objetiva é composta por 50 questões, sendo divididas da seguinte maneira:

  • 15 questões de língua portuguesa.
  • 15 questões de matemática.
  • 15 questões de ciências (química e física).
  • 5 questões de inglês.

. Após aprovado no concurso, o candidato irá para as próximas etapas, que são:

  • Teste psicológico.
  • Exame de saúde.
  • Teste físico.
  • Verificação de documentos.

. Após apto em todas as etapas, irá para o curso de formação.

CONCURSO APRENDIZ DE MARINHEIRO – PROVA MAIS DIFÍCIL E DICAS
CONCURSO

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

. Após apto em todos os processos do concurso, o candidato irá para o curso em uma das Escolas de Aprendizes de Marinheiros, ao qual ele obteve a aprovação. São 4 escolas, sendo elas:

  • Escola de Aprendizes de Marinheiro do Ceará (EAMCE).
  • Escola de Aprendizes de Marinheiro do Espírito Santo (EAMES).
  • Escola de Aprendizes de Marinheiro de Pernambuco (EAMPE).
  • Escola de Aprendizes de Marinheiro de Santa Catarina (EAMSC).

. Sendo assim,  o curso de formação tem duração de 12 meses (1 ano) em regime de internato. Onde o aluno passará por um processo de aprendizagem cívico-militar, aprendendo assim a ser um Marinheiro da Marinha do Brasil.

. Durante o curso de Aprendiz de Marinheiro o aluno receberá alimentação, auxílio hospitalar, uniforme, auxílio odontológico, e receberá uma bolsa de aproximadamente $1.108 reais. Conforme diz a Marinha.

 

. SOBRE A CARREIRA E O SALÁRIO

. Após formado, ocupará o posto de Marinheiro. Recebendo aproximadamente $2000 mensais. Contudo, terá um plano de carreira específico onde poderá chegar até sub-oficial ou, caso fizer provas internas até oficial.

. DICAS DE ESTUDOS PARA SAIR NA FRENTE DOS CONCORRENTES

1) LEIA ATENTAMENTE O EDITAL

. Ler o edital é de suma importância. Então, leia-o com calma e tire todas as suas dúvidas quanto às matérias e seus conteúdos.

 

2) MONTE UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

. Conforme dito, são 5 matérias que são cobradas no concurso. O que exigirá de você uma certa organização com os conteúdos. Então, a melhor forma de organizar isso, é montando um cronograma de estudos, onde você arrumará tudo que será estudado por você até a data da prova.

 

3) DÊ MAIS ATENÇÃO PARA OS CONTEÚDOS MAIS COBRADOS

. Estude com mais afinco os conteúdos que aparecem com mais frequência, pois irá lhe dar uma porcentagem maior de aprovação. Entretanto, isso não quer dizer que não deve estudar os outros conteúdos. Mas sim, dar mais atenção para o que mais cai.

 

4) FAÇA PROVAS ANTERIORES

. É primordial fazer as provas anteriores, pois será onde você irá aprender como a Marinha cobra cada conteúdo. Pegará as pegadinhas que são colocadas na prova e saberá quais conteúdos são mais cobrados, contudo, faça bastante provas anteriores.

 

5) DÊ ATENÇÃO ESPECIAL PARA MATEMÁTICA

. Conforme diz o edital, a matemática é o primeiro critério de desempate em caso de notas iguais. Então, dê mais foco para essa matéria. O canal e a plataforma Matemática Passo a Passo são bons nesse assunto, disponibilizando aulas e curso totalmente focado na matemática do concurso de Aprendiz. Possuindo assim, diversos aprovados e Marinheiros!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *