TOP 3: CONCURSOS DA MARINHA DO BRASIL

TOP 3: CONCURSOS DA MARINHA DO BRASIL

CONCURSO APRENDIZ DE MARINHEIRO – PROVA MAIS DIFÍCIL E DICAS

APRENDIZ DE MARINHEIRO - EAM

 

 

. O concurso de Aprendiz de Marinheiro – EAM tem como finalidade formar marinheiros de carreira dispostos a servir a Marinha do Brasil. Então, o concurso ocorre anualmente, disposto de uma prova objetiva que é composta por 50 questões. Sendo dividida da seguinte maneira: 15 de matemática, 15 de português, 15 de ciências (química e física) e 5 de inglês bem básico.

. Contudo, a fim de realizar as inscrições para o concurso, é necessário estar por dentro de alguns requisitos:

  • Ser brasileiro nato e do sexo masculino.
  • Possuir ensino médio completo ou estar no último ano.
  • Possuir no mínimo 18 e no máximo 21 anos de idade.
  • Possuir todas as documentações em dia. (Reservista, CPF, identidade e etc.).
  • Não possuir antecedentes criminais e dentre outros.

. Entretanto, as inscrições do concurso ocorrem no período de janeiro a fevereiro. Contudo, o concurso costuma a ocorrer entre o final do mês de março e abril.

. Após apto na prova objetiva, o candidato irá fazer as próximas etapas (Verificação de documentos, exames de saúde, teste físico e psicológico) e, após apto em todas as etapas, irá para o curso de formação.

. Sendo assim, o curso de formação tem duração de 1 ano em regime de internato, sendo dispostos em uma das escola de aprendizes da Marinha do Brasil. E então, após formado, ocupará o cargo de marinheiro, podendo seguir carreira até suboficial.

SOLDADO FUZILEIRO NAVAL - CFN

. O ingresso na Marinha do Brasil para o CFN – Soldado do Corpo de Fuzileiros navais é composto por um concurso que ocorre anualmente. Contudo, sua prova é composta por 50 questões. Sendo elas: 25 de matemática e 25 de português. Isso mesmo, no concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais só são cobrados duas matérias. Português e matemática.

. Caso esteja a fim de prestar o concurso, tem que se atentar a alguns requisitos, conforme dita a Marinha do Brasil para poder efetuar a inscrição e se tornar um Fuzileiro naval. Sendo eles:

  • Ser brasileiro nato e do sexo masculino.
  • Possuir ensino médio completo ou estar no último ano.
  • Possuir no mínimo 18 anos e no máximo 22 anos no ano da matrícula.
  • Possuir todas as documentações em dia. (Reservista, CPF, identidade e etc.).
  • Não possuir antecedentes criminais e dentre outros.

. Entretanto, as inscrições do concurso ocorrem no período de fevereiro a abril, e o concurso normalmente ocorre no mês de maio.

. Conforme dito, após apto na prova objetiva, irá para as próximas etapas. Sendo elas (Exame psicológico, de saúde, físico e verificação de documentos). Contudo, após apto em todas as etapas, irá para o curso de formação.

. Sendo assim, o curso de formação de um Soldado Fuzileiro Naval tem duração apenas de 4 meses em regime de internato e semi-internato, que é aplicado no Rio de Janeiro ou em Brasília. Contudo, após formado poderá seguir carreira chegando até suboficial.

CONCURSO

ESCOLA NAVAL - CN

. A Escola Naval é uma instituição de ensino superior da Marinha do Brasil. Cujo tem por objetivo formar mental e fisicamente jovens brasileiros que irão ocupar os postos iniciais das carreiras de Oficiais do corpo da armada, dos Fuzileiros navais e do corpo de intendentes da Marinha do Brasil. Contudo, atualmente sendo localizada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro. A Marinha dispõe anualmente o concurso público para ingresso na Escola Naval.

. As inscrições para o concurso da Escola naval ocorrem, normalmente no mês de junho a julho, contudo é de suma importância ficar atento ao site da Marinha do Brasil. Sendo assim, a prova normalmente ocorre no final do mês de agosto até o início de setembro.

. A prova objetiva possui 80 questões, entretanto, divididas em 2 dias de prova. Sendo cobradas as matérias de Português, matemática, física, inglês e uma redação.

. Conforme dita a Marinha, após apto no concurso, fará as próximas etapas, que consistem em Exame de saúde, físico, psicológico e verificação de documentos. E, entretanto, após apto em tudo, irá para o curso de formação.

. E então, o curso de formação tem duração de 4 anos em regime de semi-internato, e após formado seguirá carreira nas fileiras de oficialato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *