TUDO SOBRE O CONCURSO DA EFOMM

EFOMM

TUDO SOBRE O CONCURSO DA EFOMM

TUDO SOBRE O CONCURSO DA EFOMM

ESCOLA DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE - EFOMM

 

 

. A Escola de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM é dita pela marinha como uma universidade do Mar. Portanto, reconhecido por ser um centro de referência para a formação de oficiais da Marinha Mercante.

. Logo, na Escola de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM, você terá duas opções de curso: Náutica ou Máquinas. Entretanto, tanto no curso de Náutica quanto no de Máquinas, os alunos estudam na escola em regime de internato durante 3 anos.

. Sendo assim, vamos saber um pouco mais sobre essa Escola, o curso de formação e sobre o seu concurso que é disponibilizado pela Marinha do Brasil.

. SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO

. Conforme dito anteriormente, independente da especialidade escolhida o aluno estudará 3 anos em regime de internato na escola. Onde, o curso será dividido em dois períodos em oitavos semestres, da seguinte maneira:

  • Período acadêmico: Composto por seis semestres letivos em regime de internato, exigindo a dedicação exclusiva do aluno e estruturada em um sistema anual dividido em dois semestres.

  • Período de Estágio: Compreendendo dois semestres embarcado para o curso de náutica e um semestre embarcado para o curso de máquinas. Portanto, cumprindo estágio supervisionado.

. As atividades de ensino serão desenvolvidas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)- RJ Almirante Braz de Aguiar (CIABA) – Belém. Portanto, sendo compreendidas da seguinte forma:

  • Atividades acadêmicas: Aulas desenvolvidas em laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores.

  • Atividades militares: Visando a formação militar do indivíduo, portanto sendo abordadas disciplinas militares, como embarques, formaturas, cerimônias, eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de organização militar em geral.

  • Atividades extraclasses: Com o intuito de complementar o curso. Compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais de interesse do aluno.

CONTINUAÇÃO

. Então, após o término do 3 ano, o aluno da Escola de Oficias da Marinha Mercante – EFOMM irá realizar obrigatoriamente o dito pela marinha como O Estágio de Praticante. Cujo consiste em, a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo. Portanto, durante o semestre acadêmico, os alunos são considerados militares. Entretanto, após a declaração de praticantes, os alunos são desligados do serviço ativo da Marinha do Brasil, sendo incluídos como Guarda-Marinha na reserva. Então, conforme alunos civis, passam a ser guiados pelas normas do ensino profissional marítimo. E também pelo regime interno de instrução no mar.

. Portanto, ao término do curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior) e passará a integrar o quadro de oficiais da reserva não remunerada da Marinha do Brasil. Logo, no posto de 2 tenente.

CONCURSO EFOMM

SOBRE O CONCURSO

. Conforme dita a Marinha do Brasil, o concurso de ingresso à Escola de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM ocorre anualmente. Portanto, vamos conferir alguns requisitos básicos para poder efetuar a inscrição.

Sendo eles:

  • Ser brasileiro nato (ambos os sexos).
  • Idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos no ano da matrícula no curso.
  • Ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano.
  • Estar em dia com toda a documentação, serviço militar e eleitoral.

. Portanto, anualmente a Marinha disponibiliza cerca de 180 a 200 vagas para ingresso à Escola da Marinha Mercante. As inscrições costumam abrir entre os meses de maio a Junho. Logo, a prova ocorre no mês de agosto.

. Então, o concurso é composto por 80 questões e mais uma redação. Conforme os anos anteriores, seguindo as seguintes matérias:

  • Português.
  • Matemática.
  • Física.
  • Inglês.

. Contudo, após apto na prova teórica, o candidato irá para as próximas etapas que são de caráter eliminatório, consistindo em teste psicológico, exame de saúde, exame físico e verificação de documentos. Logo após apto em todas as etapas, o candidato irá para a Escola de Oficiais da Marinha Mercante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *